** A interdependência do corpo **

A quiropraxia acredita no conceito de que absolutamente tudo está interligado em nosso organismo. Esse conceito foi cientificamente comprovado devido à disposição do sistema nervoso em nosso corpo.

O sistema nervoso é uma "ponte" que interliga e comanda todos os sistemas corporais, e através de seu controle permite o equilíbrio da distribuição de nutrientes, hormônios, estímulos, etc...

A regulação realizada pelo sistema nervoso abrange toda a composição bioquímica corporal na intenção de manter a normalidade do corpo, tanto fisiologicamente quanto morfologicamente, e dessa forma garantir a homeostase (o equilíbrio da saúde corporal).

Se o sistema nervoso integra todos os sistemas, não há motivos para dividirmos uma avaliação corporal por "especialidades", pois a abordagem quiroprática é Vitalista.

Por exemplo, não podemos abordar um paciente que possui alguma anormalidade no joelho e nos focar na dor do joelho ou na morfologia do joelho... Tudo isso faz parte da avaliação, mas como o corpo trabalha em sintonia, essa alteração pode estar relacionada a outras áreas corporais, como uma alteração lombar, ou na curvatura no pé, ou algo relacionado à composição química dessa articulação. Existem muitas causas prováveis que podem anteceder essa anormalidade no joelho e para identificarmos corretamente não podemos nos focar só no óbvil, é necessário uma análise geral do estilo de vida desse paciente, alimentação, histórico familiar, avaliação biomecânica, levando em consideração todos os sistemas corporais para se identificar a causa do problema e não somente anular sintomas.

Sintoma anulado não é igual a saúde. Sabe-se que ocorre uma série de alterações no corpo antes de uma doença começar a apresentar sintomas, então antes de qualquer intervenção agressiva ao corpo devemos analisá-lo em sua totalidade e jamais fragmentá-lo como uma máquina com suas peças individuais.

O corpo humano é perfeito!

Disponível em: www.saudequiro.blogspot.com

Visitem o Blog "Saúde Quiropraxia" e confiram esse e outros artigos interessantes relacionados à profissão e à saúde.

..Um abraço!!

________________________________

www.saudequiro.blogspot.com

O outro
Enviado por O outro em 24/02/2012
Código do texto: T3518210