DALTONISMO - DALTÔNICO

É a incapacidade de distinguir certas cores. O teste é simples e consiste em olhar um cartão com cores misturadas e conseguir distingui-las.

Tenho 52 anos, uso lentes de contato a mais de 30 e nenhum oftalmologista sequer comentou sobre o Daltonismo ou fez o teste.

Devido a essa omissão e falta de divulgação imagino quantas crianças, inclusive adultos já sofreu ou sofre por isso. Meu filho descobriu que era Daltônico apenas com mais de 20 anos de idade.

Quando estava na escola ele pintava alguns desenhos de cor diferente e minha esposa sempre lhe chamava a atenção para que prestasse mais atenção nas cores. Quanto ela se lembra disso fica extremamente chateada e emocionada, pois nunca imaginou que poderia ser Daltonismo. Nem conhecíamos essa deficiência.
Fico imaginando quanta criança deve passar por isso e não sabe.

Lembro que me filho comprava roupas com cores apagadas. Imaginei que fosse o gosto dele, mas não era isso.

Tive um fusca verde musgo o qual foi roubado e ele não sabia definir a cor ao certo. Se colocasse um carro verde ao lado de um violeta ele praticamente não distinguiria a diferença, e se distinguisse seria algo sutil como dois tons de cinza.
Creio que a Sociedade Brasileira de Oftalmologia deveria divulgar melhor essa deficiência visual. Obrigar todos os oftalmologistas a fazerem esse exame em qualquer consulta que fosse, pois não leva mais de 10 segundos e pode fazer uma diferença enorme na vida das pessoas. Nas escolas, logo no primeiro ano as professoras poderiam usar a imagem de testa em alguma tarefa escolar visando identificar alguma criança com essa deficiência.

É muito triste saber que há muita mãe chamando atenção do filho por causa de cores nas lições de casa ou trabalhos escolares sem saber que seu filho pode ter Daltonismo.

Imagine quanta dificuldade uma criança pode passar, num joguinho, por exemplo, onde um tabuleiro seja colorido, ou fichinhas desses jogos. Ao pegar uma caixa de lápis de cor e pintar qualquer coisa. Ao ver um desenho animado e não poder distinguir algumas coisas.

É uma deficiência que pode demorar muito à ser descoberta, pois a criança não sabe que tem e muitas vezes os pais podem pensar que a criança não decorou direito o nome das cores.

Coloquei uma imagem utilizada por oftalmologistas para identificar o Daltonismo, mas as vezes pode ser necessário utilizar uma imagem com outros tons. No círculo aparece o número 74, mas se uma pessoa é Daltônica ela não consegue distinguir claramente a diferença de cores e verá todas as bolinhas praticamente da mesma cor, ou verá o número 21 que também indica a deficiência.

Comente isso com outras pessoas, pois ainda não se sabe a causa precisa e nem a cura. Sabe-se que o problema está no cromossomo X e por isso acomete mais os homens.
Claudio Cortez Francisco
Enviado por Claudio Cortez Francisco em 22/02/2012
Reeditado em 22/02/2012
Código do texto: T3512893