..História da Quiropraxia!!
As terapias manipulativas estão inseridas em conceitos históricos desde gravuras rupestres, ou na antiga China em 2.700 a.C., e até nos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, mas a descoberta da Quiropraxia deve-se a Daniel David Palmer, em 1895.
Palmer era autodidata, professor, curandeiro magnético e desenvolveu a Quiropraxia e seu método inspirado em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, e acrescentou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.
Em 18 de setembro de 1895, Harvey Lillard, um zelador que trabalhava no mesmo edifício de Palmer contou a ele que sofria de problemas de audição há 17 anos! E que a surdez apareceu após ele ter se abaixado para levantar um objeto pesado e ao fazer o esforço, ouviu um “estalo” nas costas. Com a permissão de Harvey, Palmer o examinou e notou que havia uma proeminência nas costas do zelador, suspeitando que uma vertebra pudesse estar “desalinhada”. Usando as mãos em um movimento de força e velocidade, Dr. Palmer “ajustou” a vértebra desalinhada, a proeminência fora reduzida e a audição do zelador restaurada por completo em alguns dias. Assim nascia a Quiropraxia.
Dr. Palmer afirmou: "Um exame mostrou uma vértebra fora de sua posição normal. Eu raciocinei que se aquela vértebra fosse reposicionada, a audição do homem deveria ser restabelecida. Com este objetivo em mente, uma conversa de meia hora persuadiu o Sr. Lillard para que me permitisse reposicioná-la. Eu forcei-a em posição usando o processo espinhoso como uma alavanca, e logo o homem poderia ouvir como antes. Não houve nada acidental sobre isto, foi realizado com um propósito, e o resultado esperado foi obtido. Não houve nada grotesco sobre o ajuste; foi específico.”
“Quiropraxia” é um termo que deriva do grego: Keirós = Mãos, Práxis = Praticar, “Praticar com as mãos”. O nome foi sugerido pelo Reverendo Samuel Weed, que foi paciente de D.D. Palmer, devido à forma como era realizada o ajuste.
Hoje já é aceito pela ciência que alterações no alinhamento podem interromper ou dificultar a comunicação de nervos que passam na região afetada, causando ou não, sintomas em outras áreas corporais e diminuindo a saúde do paciente, mas foi através desse conceito que iniciou-se o trabalho de Palmer que iniciou a primeira escola de Quiropraxistas em Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
Palmer contou com o apoio de seu filho Bartlett Joshua Palmer (B.J. Palmer) e outros nomes para estabelecer a profissão na época, mas foi graças à dedicação de seu filho que a popularidade da profissão cresceu, a nível internacional inclusive.
Hoje a Quiropraxia é uma profissão estabelecida mundialmente (a terceira maior profissão na área da saúde) e relativamente “nova” no Brasil, aguardando a regulamentação da profissão, porém já existem duas escolas que oferecem o curso de Quiropraxia: A Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul e a Anhembi Morumbi, em São Paulo.
A Palmer College of Chiropractic, escola fundada por Dr. Palmer está em plena atividade até os dias atuais.
Fontes:
Dr. Marcos Palmeira, http://www.suacoluna.com.br/coluna/index.php?option=com_content&view=article&id=56&Itemid=50
Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), http://www.quiropraxia.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=91
_______________________________________________________
Visite:
www.saudequiro.blogspot.com
..e conheça mais dessa bela profissão!! ^^
..Um abraço!!