Estresse e equilíbrio: a contribuição da antroposofia

Publicado em: Revista Terceiro Milênio, Ano 11, No. 114, Novembro 2011, pg. 5.

http://www.terceiromilenionline.com.br

A Organização Mundial da Saúde declarou o estresse como segunda causa de risco à saúde no século 21, sendo responsável por aproximadamente três quartos das consultas médicas. Perfeccionismo, flexibilidade, prontidão e pressão constantes são palavras que fazem parte do dia a dia de qualquer ser humano em idade produtiva. O leitor com certeza tem vários exemplos em sua área. Viu meu e-mail? Ouviu meu recado? Leu meu post? E por aí vai.

É inegável que a tecnologia trouxe vários benefícios. Esta não é uma crítica aos computadores, celulares e às redes sociais. Mas o fato é que cada vez mais dependemos deles, e com isso vivemos continuamente no limite de nossa resistência física e mental. O outro lado – uma vida sem estresse – também é impossível! Quem não tem tarefas, não tem prazos a cumprir, etc., não tem motivação. A questão aqui é como lidar com o estresse e com os compromissos. Como aproveitar o tempo e colocá-lo a nosso favor.

O organismo possui suas formas naturais de compensação. Por exemplo: após um esforço físico intenso, há um aumento da irrigação sanguínea no local para estimular a regeneração. Da mesma forma, ao dormir, o cérebro repõe os neurotransmissores gastos durante o tempo de vigília. Como diz o cantor e compositor mineiro Beto Guedes, na belíssima canção Amor de Índio: “Lembra que o sono é sagrado, e alimenta de horizontes o tempo acordado de viver”.

No entanto o modo de vida atual não dá mais tempo para o descanso. Existe até uma piada muito conhecida quando alguém recusa um trabalho por falta de tempo: “O que você faz da meia noite às seis?” Obviamente, uma brincadeira; mas com um fundo de verdade. Toda vez que nos é confiada uma nova tarefa “para ontem”, o primeiro tempo a ser sacrificado é o sono. E em reação a esta pressão externa, os sintomas físicos e psíquicos se tornam mais e mais frequentes.

A melhor forma de impedir o acúmulo dessa pressão é a prevenção. Aprenda a gerenciar o seu estresse. Participe de todos os eventos, festas, compromissos a que for convidado. Mas não se esqueça de tirar um tempo para relaxar! Delegue funções, confie mais nas pessoas e na vida. Permita-se “desconectar” do mundo virtual, nem que seja por algumas horas.

A medicina antroposófica oferece técnicas curativas que consideram o ser humano como um todo, por exemplo: euritmia curativa (um tipo de expressão corporal através de movimentos), terapia artística (pintura, modelagem, canto), trabalho biográfico, e também medicamentos elaborados por meio de processos farmacêuticos especiais que despertam o poder terapêutico da substância, em profunda correlação arquetípica com a constituição humana, e auxiliam o organismo a encontrar o seu equilíbrio.

Rodolfo Schleier é farmacêutico-bioquímico (USP) e especialista em fitoterapia (FACIS-IBEHE). Desde 2005 atua no Departamento Médico-Científico do Laboratório Weleda.