ESTRESSE SADIO

Por Vanessa Martins

A palavra Estresse nos remete a coisa negativa, problemas no trabalho e baixo desempenho, mas o que não se sabe é que há um estresse positivo e que ele coopera para os bons resultados profissionais.

O estresse pode ser considerado um mecanismo utilizado pelas pessoas para se adaptarem a exigências do meio externo, ou para responderem a metas que elas próprias fixam. A sobrevivência do individuo depende, em grande medida, deste mecanismo, assim como o seu desempenho nas diversas esferas da existência. Este estresse é sadio, e necessário na vida e equivale aos desafios da vida e do trabalho, pois, ele maximiza a performance e o desempenho das pessoas e elevam os resultados positivos.

O que diferencia o estresse sadio e o negativo é a intensidade, a frequência e a duração da exposição e em particular a falta de controle sobre a situação estressante. É o trabalhador qie dá sentido ao seu ambiente de trabalho. O estresse acontece somente quando o trabalhador valia que as exigências e as condições organizacionais superam as suas capacidades.

A definição de metas e prazos que estejam de acordo com a capacidade e disponibilidade de cada empregado é importante para a manutenção do estresse positivo. É exatamente esse nível de exigência adequado que determina um bom rendimento. Abaixo da linha do estresse positivo, o rendimento diminui bastante.

Para Marcos Lago, psiquiatra do Hospital das Clínicas e também consultor da Testmat, defende a definição de metas e prazos de acordo com a capacidade e a disponibilidade de cada empregado.

"Em qualquer ambiente, devem existir níveis de exigência e objetivos bem definidos. Sem desafios, o indivíduo fica abaixo da linha do estresse positivo e o rendimento diminui bastante. Por outro lado, prazos irreais e demandas excessivas compõem um cenário desajustado. É preciso estabelecer normas e uma conduta adequada para um ambiente saudável".

Vale ressaltar que a maior causa do estresse organizacional é resultante da relação entre exigências do trabalho e o conjunto de habilidades disponíveis no trabalhador para enfrenta-las.

Segundo Freddy Poetscher, podemos relacionar o estreses saudável com seis diretrizes que chamamos de Carpem, uma corruptela do Carpe Diem, que é aproveitar o dia de trabalho. Para preservar o ambiente saudável é preciso ter controle para tomar decisões sobre a sua tarefa no dia-a-dia, sem que nada lhe seja imposto, além de apoio e suporte para realizar um trabalho. A falta de apoio gera ansiedade e, consequentemente, o stress tóxico. Isso faz com que a performance vá para baixo. A terceira são os relacionamentos no trabalho que favoreçam às práticas éticas para não haver, por exemplo, ameaças em uma negociação com um grande concorrente. Outra é definir os papéis e as responsabilidades que cada sócio ou membro da equipe deve ter, porque podem esperar um resultado que não vai acontecer, gerando atrito e insegurança. Também é necessário determinar as exigências, o que se está planejando conseguir com o empreendimento e se há capacidade física e intelectual para atingir os resultados que foram previamente determinados.

Sendo assim podemos concluir que nem todo estresse é prejudicial à saúde e ao rendimento no emprego e que o estresse saudável também contribui para melhorar os resultados da vida pessoal e aumentar o desempenho profissional.

BIBLIOGRAFIA

TAMAYO, Álvaro. Cultura e Saúde nas Organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004.

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/estresse-saudavel-ajuda-na-carreira/1998/ acessado no dia 30 de novembro de 2010 às 21h.

http://estrategiaecia.blogspot.com/2009/05/qualidade-de-vida-e-estresse-saudavel.html acessado no dia 01 de dezembro de 2010 as 00:10h.

http://www.empreendedor.com.br/content/o-stress-positivo# acessado no dia 30 de novembro de 2010 as 20h.

Martins, Vanessa Luzia da Silva, é Graduada em de Administração Geral pela Faculdade Metropolitana de Maringá (UNIFAMMA) turma 2011

Luz Sylva
Enviado por Luz Sylva em 10/01/2012
Código do texto: T3432733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.