TER SAÚDE: MEDIDAS PREVENTIVAS FÁCEIS DE TOMAR
>> Evitando Infecções - As principais causas de infecções veem do contato direto com objetos infectados. Os principais objetos são:
- Mãos sujas, usadas para comer, ou manusear utensílios para beber e comer. Lave-as com frequência.
- Bolsas, pastas e bolsos (objetos extremamente contaminados).
- Lenços guardados em bolsos sujos ou por muito tempo sobre os travesseiros.
- Escovas de dentes usadas sem dentifrício, muitas vezes com restos de escovação.
- Sapatos com solas sujas, ou sem descontaminação interna rotineira (usar desinfetantes).
- Colchas mantidas por um longo período sobre as roupas comuns da cama (fronhas, travesseiros, lençóis, que nunca devem ser expostos, sem uma cobertura) . Contaminam-se ao sentarem sobre elas, com a roupa da rua, ao colocarem bolsas e pastas sobre elas, ou simplesmente receberem a poluição vinda do exterior da casa. Os principais poluentes são bactérias e ácaros (microscópicas aranhas), que beliscam a pele sensível e costumam penetrar pelos poros da pele, causando espinhas e ferimentos graves aos alérgicos, que acabam instintivamente coçando os lugares picados, com unhas, que, costumeiramente, tem bactérias, fungos e até vírus.
- Coberdores expostos. Está provado que a maior absorção de poluentes advém da aspiração de felpas, principalmente de roupas e cobertores felpudos, que seguem direto para o pulmão, agredindo-o.
- Teclados de computadores, não limpos com frequência.
- Canetas e lápis colocados na boca, enquanto se medita.
- Latas de lixo abertas.
- Fezes de Animais.
- Alimentos expostos às moscas.
- Pentes e escovas de cabelo sem limpezas frequentes.
- Tudo que na prática, você sabe ser sujo.
Evitando depressões e estresses - O Brasil foi considerado recentemente como o primeiro país do mundo em portadores de estresse, que causam perturbações do equilíbrio psicológico.
Estima-se que em 2014 o mundo terá como primeira causa de incapacidade para o trabalho, a depressão, que deverá ultrapassar as doenças cardiovasculares.
O meio mais fácil de se evitar o estresse é dialogando, não evitando abordar os problemas visíveis, sem contudo esquecer do respeito às pessoas, que cansadas de tantas imposições, acabam perdendo a calma e se estressando.
Em psicologia acredita-se que: “Quem agride está inseguro e quem se sente agredido, também o está”.
Olhar para dentro de si e observar como age errado, ou com pré-julgamentos defensivos de sua ação irracional, impositiva, é um excelente meio de equilibrar o estresse e a consequente depressão.
Somente o diálogo sensato, com tonalidade amiga, é capaz de resolver as pendências.
>> Evitando os Preconceitos - Regras aceitas como corretas, devidas a uma educação tendenciosa, conquistadora de benesses dos filhos ou de outros parentes, podem desencadear verdadeiras tempestades emocionais, que trazem perdas irremediáveis.
Rever conceitos e buscar a lógica das ocorrências, sempre trouxe uma excelente solução para problemas antigos.
>> Evitando Fugas que só agravam as situações pessoais - Convivo diariamente com indivíduos que creem em fugas doentias, como o uso constante de drogas, incluindo o álcool, a ayuasca e o cigarro, para “escapar” de uma confrontação consigo mesmo. Tais situações, com é facilmente perceptível, só agravam o encontro com a verdade, mesmo que falsamente ingeridas (como a ayuasca,ou a maconha), em rituais "religiosos".
Admitir que necessita de ajuda para evitar esta fuga, é a maior prova de coragem e percepção da covardia convencional.
_________________________
rdletras@drmarcioconsigo.com
_________________________
Participe, sugerindo outros temas
Preventivos.