A Mídia e a Vaidade Obsessiva
O ser humano tem a necessidade de se sentir incluso na sociedade. Para isso, opta por esta ou aquela ação, este ou aquele pensamento.
A mídia, ultimamente, tem sido uma grande influente na personalidade das pessoas, principalmente no que se diz respeito aos jovens. Todos querem seguir um mesmo padrão de ações, vestimentas, consumo e modelo de corpo. Essa propagação da imagem perfeita pode nos causar imensos danos psicológicos e físicos.
É o caso daqueles que, em busca do corpo perfeito, se submetem a dietas sem consulta médica, a exercícios físicos exageradamente rigorosos e até à ingestão de remédios e drogas.
Muitas garotas, em especial, adquirem doenças como a anorexia, se recusando a comer, ou a bulimia, comendo compulsivamente e lançando mão de métodos purgativos para livrar-se da culpa e do medo de engordar. Essas doenças podem levar à desnutrição e até à morte, pois pessoas com essas doenças sempre acham que estão gordas, não importa o quão magras estejam.
O que falta para os jovens é preparação psicológica para saber até quando as influências da mídia lhes são favoráveis e quando é hora de parar. Não é pecado querer estar mais bonito, mas a estética não pode virar uma obsessão. Obsessões constantemente tiram o desejo de viver, o que leva à uma vida depressiva ou até ao suicídio.