SINTOMAS DA ESQUIZOFRENIA - RECORTE

O que é?

Esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares.

Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experiência real da imaginária. Essa doença se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão, quando há um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.

O que se sente?

Os quadros de esquizofrenia podem variar de paciente para paciente, sendo uma combinação em diferentes graus dos sintomas abaixo:

Delírios:
o indivíduo crê em idéias falsas, irracionais ou sem lógica. Em geral são temas de perseguição, grandeza ou místicos.

Alucinações:
O paciente percebe estímulos que em realidade não existem, como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos, podendo ser bastante assustador para o paciente.

Discurso e pensamento desorganizado:
O paciente esquizofrênico fala de maneira ilógica e desconexa , demonstrando uma incapacidade de organizar o pensamento em uma seqüência lógica.

Expressão das emoções:
O paciente esquizofrênico tem um "afeto inadequado ou embotado", ou seja, uma dificuldade de demonstrar a emoção que está sentindo. Não consegue demonstrar se está alegre ou triste, por exemplo, tendo dificuldade de modular o afeto de acordo com o contexto, mostrando-se indiferente a diversas situações do cotidiano

Alterações de comportamento:
Os pacientes podem ser impulsivos, agitados ou retraídos, muitas vezes apresentando risco de suicídio ou agressão, além de exposição moral, como por exemplo falar sozinho em voz alta ou andar sem roupa em público.

Para mais informações:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?189

P.S.: Não sou da área da saúde, nem fiz uma pesquisa intensa; apenas busquei alguns sites que definissem o quadro, e copiei e colei simplesmente, já que utilizei o termo em um dos meus textos no sentido do senso comum, não no psiquiátrico.
A similaridade de alguns sintomas descritos em mais de um site com algumas atitudes e discursos de pessoas que conheço me levou a refletir sobre o quanto sabemos sobre o que se passa no nosso cérebro e as inúmeras formas de intrpretar alguns dos sintomas.
Este foi o pontapé incial para a bendita frase que despertou algumas reações estranhas no meu e-mail.
Obrigada a todos que lerem.

VIDA INTELIGENTE NA NET:
http://tripasecoracao.blogspot.com/
Jacqueline K
Enviado por Jacqueline K em 26/09/2011
Reeditado em 28/09/2011
Código do texto: T3242847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.