Cerveja e Vinho
LEITURA BÍBLICA: O bispo não deve ser dado ao vinho
I Tm 3:3; Tito 1:7.
INTRODUÇÃO
Caro leitor o seu pastor bebe cerveja e vinho? Bem o meu não! Mas o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus gosta de cerveja e vinho!
Em uma pregação no dia 30 de janeiro de 2011, o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Rede Record, afirmou que bebe cerveja e vinho. O tema da pregação era fé e religiosidade e o bispo afirmou que a religião proíbe as pessoas de várias coisas, mas a fé deixa-as livre. Ao comentar que bebe cerveja disse que tinha a consciência livre.
Publicado por Raquel Brabo (perfil no G+ Social ) em 21 de fevereiro de 2011.
Não consigo entender o que leva uma pessoa a dá dízima e ofertas em uma igreja onde o pastor bebe vinho e cerveja.
Será que a bíblia não proíbe o uso de bebidas alcoólicas, tais com vinho e cerveja?
Ou será que o Bispo da universal não seria do tipo : “Faça o que eu mando mas não faça o que eu faço”.
Vamos ver o que a bíblia tem a dizer sobre as bebidas do Bispo Edir Macedo.
Referências Bíblicas Contrárias às Bebidas Fermentadas
O uso de bebidas alcoólicas é geralmente condenado na Bíblia (Provérbios 20:1; 23:29-35; Gálatas 5:21; 1 Pedro 4:3; 1 Coríntios 5:11; etc.).
Veremos, agora, outros textos que corroboram a recomendação de não usar bebidas fermentadas:
1. O vinho e a bebida forte fazem errar e desencaminhar até o sacerdote e o profeta. Isa. 28:7, 8.
2. Há uma maldição para os que seguem a bebedice. Isa 5:11, e outra maldição para os que dão bebida ao seu próximo. Hab. 2:15.
3. As bebidas alcoólicas são escarnecedoras e alvoroçadoras. Prov. 20:1.
4. O ideal é nem olhar para o vinho, pois é traiçoeiro, quanto mais usá-lo! Prov. 23:31, 32.
5. O beberrão cai em pobreza. Prov. 23:20, 21.
6. Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito. Ef. 5:18. A bebida alcoólica é incompatível com o Espírito Santo, conforme deixa claro a conjunção adversativa “mas”.
7. O bispo não deve ser dado ao vinho . I Tim 3:3; Tito 1:7. Mas o bom mesmo é não beber vinho devido ao escândalo que pode provocar em outros. Rom 14:21. A bebida está relacionada com as obras da carne. Gál. 5:21.
8. Normalmente, os que hoje são bêbados não começaram com a intenção de sê-lo. Cuidado! Os bêbados não entrarão no reino de Deus. I Cor. 6:10.
9. A bebida era incompatível com o serviço a Deus pois os encarregados de atividades no Santuário não podiam beber. Lev. 10:9.
10. Mesmo no conceito liberal da mãe do rei Lemuel (Prov 31:6) os que ministravam a justiça e os nobres não deviam beber. Prov. 31:4, 5.
11. Em Provérbios 31:6 acha-se a opinião da mãe do rei Lemuel e não uma posição divina sobre o assunto. Os amigos de Jó, embora piedosos, também deram opiniões religiosas equivocadas pelo que foram posteriormente repreendidos por Deus (Jó 42:7-9)
12. Miquéias adverte que um povo mau teria profetas falsos e mentirosos que defenderiam o vinho e a bebida forte. Miq. 2:11.
13. O vinho e o mosto tiram a inteligência. Osé. 4:11.
14. Pessoas dadas ao vinho são desleais, soberbas e não se contém. Hab. 2:5.
15. Aqueles que desejam fazer a vontade de Deus devem abster-se do uso, mesmo moderado, de bebidas alcoólicas, considerando as seguintes razões: a luz que temos, o ideal de Deus e os males e perigos desse hábito. A total abstinência é a posição a ser assumida por aqueles que estão preparando o caminho para a volta do Senhor como fez João Batista. (Luc. 1:15)
16. Entende-se, pois, que Jesus, nas bodas de Caná, transformou a água em vinho novo, sem fermentar (TIROSH no AT), o puro suco de uva, o vinho de melhor qualidade..
17. Em função dos argumentos acima apresentados a passagem de Deut. 14:26 é mais uma cena do hábito tolerado por Deus apesar das conseqüências e por causa das contingências.
18. Em I Tim 3:8 é recomendada a moderação em reconhecimento ao perigo que a bebida oferecia, em vista da resistência que a proibição sumária poderia provocar. Esta opinião do apóstolo foi moldada para restringir um hábito, conforme o texto deixa claro e não para sancioná-lo.
19. Em I Tim 5:23 o vinho é recomendado para uso medicinal, conforme crença do apóstolo, usado pouco com água e não puro como bebida de prazer. Este texto não serve para defender o uso ou o vício da bebida.
Pr. Demóstenes Neves da Silva
Igreja de Brotas, abril, 1988.
JESUS NUNCA TOMOU O VINHO QUE O BISPO EDIR MACEDO TOMA.
Eis o Vinho que Jesus usava para ceiar com seus discípulos:
“E digo-vos que, desde agora, não beberei deste “fruto da vide”, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai (Mt 26.29).
O que é fruto da vide o qual Jesus se referiu?
Trata-se do suco fresco da uva.
JESUS NUNCA TRANSFORMOU ÁGUA EM VINHO ALCOÓLICO. COM SABEMOS DISSO?
Leia: João 2:1-11
Três considerações precisaram aceitar:
Primeiro, Nada no texto sugere que Jesus transformou água em bebida alcoólica. No contexto de tudo que a Bíblia fala sobre bebida forte, é inimaginável que Jesus teria feito centenas de litros de vinho alcoólico.
Segundo, a água que Jesus transformou em vinho era suco de uva. Esta afirmação e baseada nos seguintes fatos.
1. Jesus fez água em vinho na hora. No primeiro momento em que o vinho era produzido, ele era suco de uva. Somente após um processo de envelhecimento e de fermentação é que se tornava alcoólico. O vinho que Jesus fez não deu tempo passar pelo processo de envelhecimento e de fermentação!
Terceiro, se Jesus tivesse feito vinho alcoólico ele estaria incentivando a embriaguez. E isso Jesus jamais faria!
TIPOS DE VINHO
1. Vinho Novo/Mosto [suco de uva recém espremidas]
Isaías 65:8 "Assim diz o SENHOR: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos, que não os destrua a todos,"
Joel 1:10-12 "O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou. Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu."
Isaías 24:7 "Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspiram todos os alegres de coração."
Provérbios 3:9-10 "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares."
Neemias 10:37-39 "E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura. E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às
câmaras da casa do tesouro. Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite; porquanto ali estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e os cantores; e que assim não desampararíamos a casa do nosso Deus."
Neemias 13:5 "E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes."
2. Vinho Real.
Ester 1:7 "E dava-se de beber em copos de ouro, e os copos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo a generosidade do rei."
3. Vinho Misturado.
Provérbios 23:29-35 "Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez."
4. Vinho Aromático.
Cantares 8:2 "Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs."
5. Vinho Doce/Mosto [suco de uva recém espremidas]
Isaías 49:26 "E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacó (Autor: Dr. Steve Harmon).
ADVERTÊNCIAS CONTRA VINHO E BEBEDICE
1. Causa emoção exagerada.
Salmo 78:65 "Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho."
2. Causa desequilíbrio.
Salmo 107:27 "Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino."
3. O vinho escarnece do bebedor.
Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio."
4. Leva à pobreza.
Provérbios 21:17 "O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá."
Provérbios 21:20-21 "Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota. O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra."
5. Causa o bebedor se ferir.
Provérbios 26:9 "Como o espinho que entra na mão do bêbedo, assim é o provérbio na boca dos tolos."
6. Causa o bebedor rejeitar a obra de Deus.
Isaías 5:11-13 "Ai dos que se levantam pela manha, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede."
7. Causa o bebedor vomitar.
Isaías 19:14 "O SENHOR derramou no meio dele um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito."
8. Resulta em nudez.
Lamentações 4:21 "Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice passará também para ti; embebedar-te-ás, e te descobrirás."
9. O mandamento é jamais se ser bêbedo.
Romanos 13:13 "Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja."
10. Somos ordenados não ofender com bebida.
Romanos 14:21 "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça."
11. Somos ordenados não nos associarmos com Bêbedos.
I Coríntios 5:11 "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."
12. Somos ordenados não sermos bêbedos com o vinho.
Efésios 5:18 "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;"
O QUE PROVÉRBIOS 23.31 ESTÁ DIZENDO?
“Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente”.
VAMOS ENTENDER ALGUMAS PARTES DESTE TEXTO
* “Não olhes para o vinho...” Refere-se a não examinar, isto, é não beber vinho fermentado.
* “Quando se mostra vermelho”. Refere-se ao vinho fermentado.
O QUE 1 TESSALONICENSES 5.6 ESTÁ DIZENDO?
“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”.
* Sejamos sóbrios.
O significado primário e literal deste texto, conforme explicam vários léxicos de grego, é um estado de “abstinência de vinho”, “ não beber vinho” (Bíblia de Estudo Pentecostal).
Conclusão
De acordo com a Palavra de Deus, o ideal é nem olhar para o vinho, pois é traiçoeiro, quanto mais usá-lo (Pv 23.31,32).
O verdadeiro cristão não bebe vinho nem cerveja nem qualquer outro tipo de bebidas alcoólicas!
I Cor. 3:16, 17. Somos o templo de Deus e nada que o contamine, prejudique ou o ponha em risco deve ser usado.
Parece que não existem os textos cima citados, na bíblia do Bispo Edir Macedo. Ou parece que ele não quer saber o que diz a bíblia.
Será que na bíblia de Edir Macedo existe o seguintes textos?
1Timóteo 3.1-4: “ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia “.
TiTO 1.7: 7 Por ser encarregado da obra de Deus, é indispensável que o bispo seja irrepreensível: não arrogante, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem dominado pela ganância (KJ).
Vinho e Cerveja, o verdadeiro cristão não bebe!