EUA Limita Uso De Droga Contra COLESTEROL

Gentileza de: Antoni BigCuore*

Por ser um assunto de suma importância para a saúde pública das pessoas, julguei de bom alvitre transcrever esta noticia, veiculada no Jornal de hoje, 09.06.2011, 5ª feira, da Folha de São Paulo.

****************************************************

EUA limita uso de droga para redução de nível de colesterol

DE SÃO PAULO

O FDA (agência americana reguladora de fármacos) restringiu ontem o uso da sinvastatina de 80 mg ""a mais alta dose aprovada"" por aumento no risco de danos musculares (miopatia).

O remédio (Zocor, da Merck Sharp & Dohme) é indicado para a redução dos níveis de colesterol. A partir de agora, só poderá ser usado por pacientes que já vêm usando essa dose por mais de um ano, sem evidência de dores ou fraqueza muscular.

Nos EUA 2,1 milhão de pacientes utilizaram esse remédio em 2010. Não há estimativas de usuários no Brasil.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai estudar se seguirá a mesma recomendação. (CC) (grifos meus)

Comentário de A.BigCuore: como diz um ditado popular, a diferença entre o remédio e o veneno, está apenas na dosagem!

Dou o meu testemunho pessoal. No momento, devido ao meu triglicérides estar elevado (316,8) em decorrência de algumas remédios que tomo e mesmo considerando o fator genético, fui obrigado a tomar este remédio, cujo principio ativo é Sinvastatina. Porém, a dosagem que tomo é de 40 mg. E, de fato, sinto seus efeitos colaterais: dor muscular e um certo mal estar.

Parâmetros do Triglicérides:

Pessoas acima de 20 anos:

Ótimo: inferior a 150,0 mg/dl

Limítrofe: de 150,0 a 200,0 mg/dl

Elevado: de 201,0 a 499,0 mg/dl

Muito elevado: Superior a 500,0 mg/dl

Remédio: exercícios físicos regulares (caminhada, hidroginástica etc); alimentação balanceada( comer diariamente CEREAIS INTREGRAIS, ricos em fibras). Não abusar da carne vermelha, sobretudo, pelo fato de sua gordura ser saturada, o que ajuda a entupir as artérias.

Não ao fumo, ao álcool e à vida sedentária! Procurar o equilíbrio homeostático que falo em meus textos. (vide meus textos neste portal: EQUILÍBRIO HOMEOSTATICO DA PERSONALIDADE E PERSONALIDADE HOMEOSTÁTIOCA).

Saúde a todos!!! E Deus os abençoe abundantemente! Shalom!

****************************************************

(*)autor é escritor, cantor, compositor e pesquisador de alimentos. Acesse seu link: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

****************************************************