Suco de Abóbora, Cenoura e Maçã

SUCO DE ABÓBORA, CENOURA E MAÇÃ

Antoni BigCuore*

Todos os vegetais amarelos, geralmente, contém betacaroteno, qual seja, uma substância que, após o metabolismo, se transforma na Vitamina A,(super antioxidante), que é ótima para os olhos e para a pele, deixando-a de cor amarelada. Para quem gosta de ir à praia, é um “prato cheio” os betacarotenos.

Os mais conhecidos são: abóbora, cenoura, beterraba, mamão, manga e batata doce.

A vitamina A, juntamente com as vitaminas C e E, são antioxidantes, ou sejam, elas combatem os chamados “radicais livres”, que são moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Receita: pegam-se mais ou menos 100 gramas de abóbora japonesa ou aquela de pescoço. Lava-se bem, antes de quaisquer coisas. Corte-a em cubinhos e se coloca no liquidificador.

Meia maçã grande com casca e tudo. Junta-se uma cenoura média.

Bate tudo no liquidificador, com mais ou menos um copo e meio de 200 ml.,de água mineral. Côa e toma na hora!. Não pode ficar na geladeira, pois perde propriedades.

A abóbora, principalmente, contém uma substância na casca que é um poderoso solvente de gorduras. O meu L.D.L. estava alto, só com o suco da abóbora, já deu uma bela baixada no índice. Daí, resolvi usar a minha criatividade e coloquei cenoura e maçã para melhorar um pouco o gosto. Achei que ficou bom!

(Só lembrando que 60% das lipoproteínas (L.D.L.,H.D.L.,VLDL),são metabolizadas no fígado e, somente, 40% provem dos alimentos.)

Tudo isto, aliado a um estilo de vida saudável, produz bons resultados em termos de saúde.

****************************************************

(*)autor é escritor, cantor, compositor e pesquisador de alimentos. Acesse seu blog BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com ( texto inspirado em sp.sp, 07.06.2011, 3ª feira, às 16,49 hrs.)(**)publicado no Recanto das Letras.

****************************************************