Tabaco, a droga que mata aos poucos.
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos em todo o mundo, deixando os comerciantes satisfeitíssimos com o lucro da sua venda. No mundo inteiro cerca de 1,2 bilhões de pessoas são fumantes, sendo que 30 milhões são brasileiros. Dos seis tipos de câncer que tem mais mortalidade no Brasil, metade tem o cigarro como um de seus fatores de risco. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 08 milhões de pessoas possam morrer até 2030 em conseqüência do cigarro, não só os que fumam, mas também o fumante passivo. Para quem não sabe fumante passivo somos nós não fumantes que ficamos perto de que quem consome o tabaco, a fumaça inalada por nós faz tão mal quanto se fumássemos.
Informações como essas encontramos em qualquer lugar, por qualquer meio de comunicação, internet, propagandas na TV, informações formais, informais... Mesmo com todo esse leque de informações as pessoas não tomam consciência de como o tabaco prejudica os usuários. Querendo ou não ele também é uma droga, sua composição tem até setecentos aditivos químicos, tendo entre esses aditivos, inseticidas, pesticidas, metais pesados deixando o pulmão dos que fazem uso dessa droga e os que estão perto, expostos a 43 substâncias, comprovadas, cancerígenas.
Na década de 50 o uso do cigarro era moda, era frequente ver apresentadores de TV, cantores, atores fumando em frente à telinha, filmes com pessoas fazendo uso da nicotina era constante, publicidades incentivando o uso do tabaco. Com toda essa divulgação e estímulo o aumento de usuários foi gigantesco. As mulheres que faziam uso dele eram consideradas elegantes, chiques.
Os anos se passaram e o tabaco continua sendo utilizado frequentemente e cada vez mais cedo. Qualquer pessoa tem acesso a esse “veneno” que mata aos poucos. É comum sairmos na rua e vermos crianças fumando, quanto mais cedo o indivíduo começa a fazer uso dessa droga, mais rápida será a sua “decomposição”. Sem mencionar que a droga mata o usuário e os que estão ao seu redor.
Enfim, hoje, 31 de maio é Dia Mundial contra o Tabaco e mesmo com leis que proíbem o seu uso em locais fechados e a venda para menores de 18 anos, esse mal continua consumindo a vida das pessoas do mundo inteiro. Esse vício é tão grande, que é difícil estancá-lo, mesmo com tantos métodos existentes atualmente. Você que é usuário do tabaco tenha consciência do mal que está lhe fazendo o uso da nicotina, se você não concorda com o suicídio, pense bem para colocar um cigarro na sua boca, você está cometendo um suicídio, se é contra o assassinato não consuma o tabaco, ele mata quem está ao seu redor também. Não cometa suicídio e não seja assassino, seja consciente e não fume.
Escrito por: Mariane Souza