"VENVANSE" É NOVO MEDICAMENTO PARA TRATAR CRIANÇAS COM TDAH

Durante a realização do "Fórum Científico Mitos e Verdades sobre o TDAH", realizado no último dia 11 de maio (2011), em São Paulo, a companhia farmacêutica Shire apresentou o primeiro pró-fármaco (medicamento que é ativado após conversão dentro do próprio corpo) para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças de seis a 12 anos.

O Venvanse (Dimesilato de lisdexanfetamina) tem comprovada eficácia ao longo do dia e ajuda a melhorar o cotidiano dos pacientes, ao permitir que eles desempenhem melhor as suas atividades e funções diárias. O medicamento já é comercializado nos Estados Unidos, desde 2007, e no Canadá, desde 2009. No Brasil, o produto está disponível nas apresentações de 30mg, 50mg e 70mg.

De acordo com a diretora médica da Shire, Claudia Gasparian, a ação do Venvanse ocorre de forma gradativa, fazendo com que o paciente não tenha picos de humor por conta das oscilações na liberação do medicamento no organismo. “Este mecanismo proporciona mais equilíbrio e bem estar aos pacientes”, explica.

O tratamento do TDAH com o novo medicamento (que tem preço semelhante aos já comercializados no mercado), segundo Claudia Gasparian, é feito apenas com uma dose diária, para que a criança possa cumprir as suas atividades ao longo do dia. “Além disso, oferece uma comodidade extra, pois o conteúdo das capsulas pode ser diluido em água ou misturado em alimentos, sem comprometimento da eficácia, desde que seja ingerido o conteúdo total da capsula - e consumido imediatamente.

“Essas possibilidades facilitam a vida dos pais e da criança, que tem

dificuldade em engolir a cápsula. Por ser administrado apenas uma vez

ao dia, logo pela manhã, evita que o paciente tenha que levar o

medicamento para a aescola, evitando esquecimento e até mesmo

constrangimentos”, avalia a psiquiatra, professora adjunta do

Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e

especialista em TDAH, Maria Conceição do Rosário.

*Viajei a São Paulo a convite da Shire Farmacêutica.