Faringite
A faringite é uma inflamação da garganta, na área situada entre as amígdalas e a laringe, onde se forma a voz (faringe). Em geral é conhecida como dor de garganta ou garganta arranhada. A faringite aguda pode ser causada por vírus ou bactérias. O contágio é por meio de secreções eliminadas pelas pessoas ao falar, tossir ou espirrar. A faringite crônica decorre de uma infecção respiratória sinusal ou da boca que se espalha para a faringe.
Alguns fatores como o cigarro, a poluição do ar e o excesso de álcool arranham a mucosa da garganta, causando a faringite. Os sintomas da faringite são: garganta avermelhada, pus na garganta, dor de ouvido, dificuldade para engolir, respiração difícil, mal-estar e febre.
O tratamento da faringite consiste na utilização de analgésicos, antitérmicos e antibióticos, que deverão ser prescritos por um médico.
A faringite pode evoluir para infecções mais graves, como a meningite.
Extraído Mundo da Educação (site).
Ultimamente estou ficando especialista em faringite e problemas respiratórios superiores, após estar rouca desde 15 de abril de 2011.Estou afastada de minhas funções em sala de aula, afinal ser professora e está rouca, é abusar da voz.
Dedico este artigo a todos os profissonais da área da educação e em especial as professoras-mães, que além de falarem em sala de aula, tem de falar com filhos, marido etc.
Um beijo.
Téka Castro