Sexo e Sexualidade
Apesar de estarmos em uma sociedade que se diz instruída, encontramos muitos jovens e adultos que confundem sexo e sexualidade.
Sexualidade quer dizer muito mais do que ato sexual. Esta relacionada ao desenvolvimento emocional, afetivo, relacionamentos e sentimentos.
Sexo é uma parte da sexualidade, volta-se também para relacionamento, mas de uma forma mais carnal.
Os dois sendo mal trabalhados e mal desenvolvidos causam grandes transtornos. A Sexualidade começa se desenvolver desde a infância. A criança precisa de carinho, ser tocada, abraçada, pois só assim consegue sentir que é amada. Nesta fase também se desenvolve o relacionamento afetivo com os pais, irmãos e amigos quando na escola. As conseqüências desta fase, quando mal desenvolvida, podem ser vistas em pessoas adultas que não suportam serem tocadas, abraçadas, que tem dificuldades de relacionamentos, não conseguem interagir com o meio social e muitas outras coisas. Talvez na infância, tenham sido privadas destes sentimentos e carinhos e muitas vezes até agredidas e violentadas.
O mesmo acontece com o sexo, também deve ser trabalhado desde a infância, o que na verdade é o terror de muitos pais. Porém, é muito simples, basta agir com naturalidade, afinal é um ato natural do ser humano que ainda é visto com receio em muitos casos. Responder o que a criança pergunta já é um grande passo, deixá-la com duvida é o mesmo que mandá-la procurar respostas na rua. O ruim disto é que, geralmente encontram respostas, muitas vezes, conturbadas. Quando mal desenvolvido pode gerar adultos, estupradores, maníacos sexuais e até mesmo pedófilos. Sexo sem sexualidade não é sexo saudável, pois faltam sentimentos e respeito.
Duas coisas ligadas e mal entendidas que precisam ser trabalhadas com respeito e seriedade. Fazem parte do desenvolvimento humano e encarar com naturalidade é a melhor maneira de esclarecer as duvidas de crianças, jovens e adultos.
Escrito por: MIRIAM SILVÉRIO