ARTIGO SOBRE DENGUE, SOB A ÓTICA DE UM ESPECIALISTA E NOVO ARTICULISTA

EU, COMO CIDADÃO, MÉDICO, CLÍNICO GERAL E CARDIOLOGISTA E RECÉM OUTORGADO AO CARGO DE ARTICULISTA DESSE, NÃO PODERIA E NEM PREDENTO ME FURTAR, NEGLIGENCIAR OU ME AUSENTAR NESSE MOMENTO DE CRISE DESSAS DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS POTENCIALMENTE LETAIS NOS SISTEMAS DE SAÚDE PÚBLICO E PRIVADO NO NOSSO PAÍS.

TOMO COMO EXEMPLO A NOVA EPIDEMIA DE SAZONAL DE DENGUE, JÁ PREVISTA E ANUNCIADA, MAS POUCO COMBATIDA POR TODOS NÓS, INCLUINDO AS AUTORIDADES OFICIAS, LEGALMENTE CONSTITUÍDAS,A POPÚLAÇÃO GERAL E O TERCEIRO SETOR DA SOCIEDADE, COM MEDIDAS ESPECÍFICS E DETERMINTANTES À RESOLUÇÃO DESSES CASOS . ACREDITO QUE SÓ COM A REUNIÃO DESSES TRÊS SEGMENTOS CONSIGUIREMOS COMBATER MAIS ESSA DESGRAÇA DO DESEQUILÍBRIO DA NATUREZA. HÁ MUITO VENHO TENTANDO, COM RESULTADOS AQUÉM DOS ESPERADOS, PARA MINHA FRUSTRAÇÃO ATITUDES DOS SEGMENTOS ENVOLVIDOS NESSA LUTA. MAS NÃO ME FURTO, NEM FUJO, NEM ESMOREÇO FRENTE À LUTA.. É MEU DIRETO E MEU DEVER COMO CIDADÃO!

TRAGO ISSO DE BERÇO!!! CREIO NECESSITARMOS DE CAMPANHAS MAIS INTENSIVAS, ACOPLANDO O CIDADÃO A ESSE PROJETO E DANDO-LHE AS RESPONSABILIDADES DEVIDAS, COM SEUS DIREITOS E DEVERES, SEM PATERNALISMO QUE QUALQUER MONTA. ACOMPANHO AS ATITUDES GOVERNAMENTAIS, AINDA DÉBEIS FRENTE À GRAVIDADE DA EPIDEMIA VIGENTE. INFELIZMENTE, AINDA FALTA FORÇA POLÍTICA PARA ESSE COMBATE!

ACREDITO QUE FALTA MUITO PARA QUE NOSSAS POLÍTICAS PÚBLICAS, AINDA MUITO AQUÉM NESSE ASPECTO PARA A PLENA RESOLUÇÃSO DESSA QUESTÕES TÃO GRAVES E TÃO GLOBAIS. MEU CONHECIEMTO TÉCNICO SOBRE A MATÉRIA QUESTÃO ME PERMITE ESCREVER O ARTIGO QUE SEGUE SOBRE INFORMAÇÕES TÉCNICAS, QUE JULGO EXTREMANETE PERTINENTES A ESSE. INFORMAR NUNCA É DEMAIS – É FORMAR!!! FORMAR CONSCIÊNCIAS DE CIDADANIA, COM SEUS DIREITOS E DEVERES. E CREIO SER UM DOS PILARES DA MINHA MISSÃO NA VIDA!

PENSO E REPENSO NAS MINHAS ATITUDES DE ENGAJAMENTO NESSA LUTA, AO LONGO DOS MEUS 25 ANOS DE FORMADO, E CREIO E CONCORDO EM NÃO ESMORECER!!! MAS, É ACLRO, É NECESSÁRIO UM ENGAJAMENTO PLENO DE TODOS PARA CONSEGUIR PREVENIR E EVITAR AS CONQUENCIAS LETAIS DESSA EPIDEMIA POTENCIALEMTE TÃO GRAVE. NECESSITAMOS, COM PREMÊNCIA, SAIR DO EGOCENTRISMO DOS NOSSOS UMBIGOS E GABINETES E IRMOS ÀS RUAS E TOMARMOS AS ATITUDES PERTINENTES TODOS E POR TODOS.

ENFIM E, POR FIM, ACREDITO COM CONVICÇÃO SER A DENGUE E TODAS AS OUTRAS DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS QUE NOS ASSOLAM UM GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA QUE DEMANDA RECURSOS ESPECÍFICOS E VONTADE E FORÇA POLÍTICA PRA SEU SANEAMENTO. E NÃO ABANONARMOS A NATUREZA, POIS ELA NOS RESPONDE Á ALTURA POR NOSSO DESCASO E DESCUIDO! E PRECISAMOS RETOMAR O CAMINHO DO MEIO – O DO EQUILÍBRIO ENTRE AS FORÇAS DO HOMEM, DA NATUREZA E DO DIVINO.

DR.MARIO NILTON PINTO WERNECK

CLÍNICA GERAL / CARDIOLOGIA

ENDEREÇO:. RUA CARLOS NAVARRO DA CRUZ, 43

CENTRO – JACAREÍ – SP

TEL.:12-39533185

E-MAIL: drmariowerneck@hotmail.com

MARIO WERNECK
Enviado por MARIO WERNECK em 17/04/2011
Reeditado em 14/08/2011
Código do texto: T2913809
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.