“Noni”, fruto milagroso na afirmação da literatura e o risco da super dosagem.
Ganhei do caminhoneiro, Gilberto Batista, o popular Falcão, uma muda de Noni, uma planta, segundo relata as informações, originaria da Polinésia, muito famosa por seus efeitos benéficos á saúde humana e mesmo animal, retratado em literaturas online, cujas informações para curas diversas, pressão alta, diabetes, circulação e até câncer e outros.... Ele a trouxe do Estado do Para, nas suas costumeiras viagens transportando cargas...
Plantei-a com todo carinho possível, em nossa propriedade rural, situado aqui na região da Biboca, na Estância Bela Vista. A plantinha já tinha uns 30 centímetros de altura, com folhas ovuladas e um verde intenso.
Passados mais de um ano, já com bom tamanho com mais de um metro de altura, já produz alguns frutos, sendo que nesta ultima colheita, colhi uma dúzia deles, quase maduras e que cinco dias depois já se encontravam completamente maduros. Depois de higienizá-los, pulsei os no liquidificador, acrescidos de 15% de água e coei em peneira fina, produzindo mais ou menos 2 litros de polpa semelhante à polpa da graviola.
Por falar em graviola, pensei ser igual tomei ao longo de meio dia 3 copos de 200 ml do suco e o efeito foi a perca quase completa do sono à noite e também subiu a pressão arterial. Segundo informações da internet, reduzi para duas colheres, que também piorou a qualidade do sono, reduzi para uma colher e ainda continuou perda da qualidade do sono e piora do humor, o que foi sanado com a eliminação do uso.
Embora algumas já maduras os pássaros não quiseram aventurar, experimentando-as, embora sendo tempo de mais variedades de frutas com abundância já conhecidas deles, como goiaba, mamão e outras.
Existe extensa literatura sobre o assunto, ressaltando as qualidades benéficas desta planta, por isso resolvi relatar a minha experiência, sabendo que os resultados podem variar de pessoa para pessoa e ainda mais quando se fala de sensibilidade ou intolerância, como por exemplo, eu tenho quanto ao leite, banana nanica, a guaraná em pó e que produz o mesmo efeito que me causou o noni, bebidas que contenham álcool, dentre outros...
José Pedroso
Verão de 2011