Uma droga - Alcoolismo
No Brasil milhares de pessoas morrem anualmente em virtude do alcoolismo. Dados revelam que o numero de crianças e adolescentes envolvidos com essa droga são crescentes.
A importância de abordar esse tema consiste na necessidade de alertar e conscientizar a população sobre os riscos causados pelo vicio do álcool, e no que ele pode afetar na vida de quem passa a consumi-lo desde cedo.
Os danos ocasionados pelo uso prolongado do álcool são diversos, estudos médicos revelam que ele é “depressor do sistema nervoso central, causa irritabilidade, sonolência, tontura, ataxia (dificuldade de caminhar), que podem ficar mais graves, com perda de consciência, anestesia, coma profundo e morte por depressão respiratória”. E citando as doenças no fígado, como hepatite e cirrose.
Outro fator prejudicial do álcool é sua associação com outras drogas, o que leva o individuo a dependência.
A popularização de bebidas alcoólicas consiste em dois aspectos: primeiro no fato de que seu consumo por adultos é aceito pela sociedade, é visto como legal, segundo é que ela é a droga mais antiga consumida pelo homem... Coisas de “tradição”.
Muitos fatores facilitam a circulação dessas bebidas, o principal é a falta de fiscalização, onde a comercialização para menores de 18 anos é praticada deliberadamente.
Por essas e outras que o índice de pessoas com doenças ocasionadas pelo alcoolismo é crescente, o nivel da criminalidade e dos acidentes de transito também.
Os riscos estão sempre entre alerta, o Ministério da Saúde adverte, promove campanhas e palestras. Não é falta de informação, é inconsciência!