Visualização Criativa e Música na Rotina Pedagógica da Enfermagem
VISUALIZAÇÃO CRIATIVA E MÚSICA NA ROTINA PEDAGÓGICA DA ENFERMAGEM
Aline Cristina C. Oliveira ¹
Resumo
Trata-se de um estudo pedagógico voltado para o Curso de Enfermagem , que objetiva propiciar um ambiente agradável em sala de aula. Na concepção de Paulo Freire (1997, p. 154), “o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento na História.” Ao trazer conhecimentos sobre visualização criativa e música terapêutica em sala de aula pretendo melhorar e qualificar nosso aprendizado e prática de enfermagem. Para tanto, sempre antes de começarmos as aulas paramos para reflexão e prática das terapias . Apesar do estudo estar em andamento, percebo que houve uma considerável mudança no comportamento dos alunos, com maior integração, interesse e participação. BOFF (1999,ps.12 e 18), ao escrever sobre o resgate da auto- estima humana, observa: “O sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um difuso mal- estar da civilização. Aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra, da falta de cuidado. Nossa meditação procura denunciar semelhante desvio. Ousamos apresentar caminhos de cura e de resgate da essência humana, que passam todos pelo cuidado”. Nesse sentido, atingiremos o pensar dialógico defendido pelo educador Paulo Freire (1992, p.154) e a tão sonhada educação libertadora, a qual “deve ser compreendida como um momento, ou um processo, ou ainda uma prática onde estimulamos as pessoas para adquirir poder”.
Referências Bibliográficas:
1- BOFF, L. Saber cuidar: Ética do humano- compaixão pela terra. 2°ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
2- FREIRE, P. e SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.