Estou sem vontade de nada! Estou com depressão?

Frequentemente, diz-se estar depressivo toda vez que algo ruim nos acontece ou quando uma tristeza nos aflige. Também é frequente ouvirmos alguém vir de uma consulta médica com esse diagnóstico quando o quadro é falta de ânimo, choro com facilidade, isolamento e sono excessivo.

Nem sempre esse quadro revela sintomas de uma Depressão ou Transtorno depressivo se caracteriza por uma gama variada de sintomas, diferentes em cada paciente, tanto na intensidade quanto na maneira de se manisfestar.

Uma grande parte da população, em algum momento, já sofreu de Depressão, principalmente entre pessoas jovens na faixa de 20 a 50 anos, sendo que não é incomum diagnosticarmos também em crianças que sofrem de rejeição, problemas escolares, preconceitos, doenças hereditárias, separação dos pais etc.

É comum também entre pessoas idosas que foram abandonadas em asilos, que sofrem de maus tratos, que passam por tratamentos intensivos, que sofrem de doenças degenerativas ou que perderam pessoas queridas de maneira trágica ou não.

Nos jovens a frequência verificada tem sido devido a alteração hormonal que leva a um desnível do humor, variando desde uma melancolia à agressividade. Temos, ainda, o uso de substâncias tóxicas, preconceitos raciais, preferências sexuais, rejeição por sua imagem, desilusão amorosa, entre outros.

Os sintomas mais observados da Depressão são:

-Perda do apetite com redução de peso ou

Aumento do apetite com ganho de peso.

-Insônia ou Hipersônia (que é o desejo de dormir o tempo

todo).

-Perda de interesse por atividades cotidianas.

-Hiperatividade física ou sedentarismo.

-Redução do desejo sexual.

-Perda da energia ou sensação de fadiga.

-Sentimentos de desamparo.

-Auto reprovação.

-Culpa

-Redução da habilidade de concentração.

-Frequentes pensamentos de morte e suicídio.

Como vemos,aqui estão citados os sintomas mais comuns, porém existem muitos outros que podem incorporar ao diagnóstico. E não é preciso que todos se manifestem para se constatar o transtorno que poderá se patentear com um único sinal ou com a somatória de outros.

Voltando à pergunta inicial "Estou sem vontade de nada! Estou com depressão?"

Nem sempre essa resposta poderá ser positiva, pois este é apenas um dos sintomas que pode ser apenas um desconforto sendo que você pode estar sem vontade por outros motivos como:

_estar no emprego errado que não lhe realiza,

-morando numa cidade ou bairro que não lhe deixa satisfeito,

-trabalhar com pessoas que não se comprometem,

-estar estressado por problemas familiares,

Muitas coisas podem tirar seu ânimo e não necessariamente lhe levar a um Transtorno Depressivo. Pode ser algo momentâneo ou que pode ser resolvido tomando uma atitude imediata de resposta positiva que reverta o quadro e possa livrá-lo desse incômodo, caso você queira realmente. Agora, se o problema se tornar crônico, insolúvel, se não tem perspectiva de melhora ou se lhe incomoda só de pensar, a ponto de afetar o funcionamento do organismo com sintomas como: cair cabelos, coceiras pelo corpo, intestino preso e, principalmente se autodesvalorizando, é melhor, procurar ajuda de um profissional que irá identificar melhor o que está acontecendo.

Luiza Gosuen
Enviado por Luiza Gosuen em 06/12/2010
Reeditado em 06/03/2011
Código do texto: T2656899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.