1. PASSOS CONTRA A DEPRESSÃO - Qual o sentido da vida?
Cada pessoa deve perguntar-se qual o sentido de sua vida, que benefício espera extrair dela. Se fizer essa pergunta, as respostas suscitarão outras perguntas, cujas respostas suscitarão outras que se irá eliminando a medida que se for respondendo a cada uma com sinceridade. E no fim se chegará à razão de tudo – a felicidade pessoal.
Para chegar-se a tal resposta é preciso perguntar-se por que. Por que deitar cedo? (para levantar sedo e descansado na manhã seguinte); por que acordar de madrugada e deixar o aconchego da cama, desacomodando-se para cumprir horário? (para não sofrer descontos no pagamento); por que dedicar oito ou mais horas da preciosa existência diária ao trabalho e ainda fazer horas extras? (para manter e reforçar a renda); porque voltar para casa no final do dia e repetir isso diariamente até o dia em que de voltar com a conta bancária mais recheada, podendo suprir a dispensa novamente, a geladeira, pagar as taxas, a prestação da casa, do carro, dos móveis e eletrodomésticos novos, da escola dos filhos, comprar roupas para a família,viajar nas férias e finais de semana, etc.?
Por que tudo isso? Unicamente pela felicidade pessoal. Em fim, tudo está aí e tudo que acontece é em função da felicidade de cada um. Nada visa outra coisa. Até mesmo o sofrer ao qual se submete em favor de alguém, no fim, visa a felicidade individual. Este é o sentido de tudo. Entretanto, porque se luta tanto sem alcançar essa felicidade? Onde está o erro e o que se tem deixado de fazer?
A resposta está no foco, na definição, na eleição individual do sentido, do que é o sentido para cada pessoa ao seu próprio ver. Embora a maioria das pessoas não saiba o que é sentido e que tudo que se faz tem que ter um sentido, todos o têm, porém, o definem erradamente. Ou seja, definem como sentido o que não é o sentido. O único sentido para tudo é a felicidade individual, e as pessoas lutam por ela. E para chegar-se à tal felicidade pessoal basta saber o que a produzirá; o que é que resultará em felicidade. Qual a razão de se ter dinheiro, casa mobiliada e suprida, carro abastecido, televisão digital, computador com internet, caminhos abertos para onde se desejar ir, dinheiro para hospedar-se, etc.. Quem consegue tudo isso, com isso produz sua felicidade? E, se lhe parece que produz, quanto essa felicidade lhe custa?
Wilson do Amaral