Os médicos estão em extinção
Recebi de alguns amigos parabéns pelo "Dia do Médico."E pensei que a profissão médica está com os dias contados.
Não que eu acredite que vão deixar de existir técnicos autorizados,ou seja,profissionais,indicados pela sociedade para diminuir o sofrimentodo corpo ou emocional.É que eu acho que ser médico é mais que isso.
Na minha formação aprendi que o atendimento médico começa com o estabelecimento de uma relação de confiança,ou seja,uma relação humana onde as partes acreditam que estão jogando do mesmo lado.
Também aprendi que o raciocínio clínico começa com ouvir com atenção o relato subjetivo que o paciente faz de seu sofrimento,e não só o que eu imagino que está acontecendo com ele.
Aprendi ainda que faz parte do procedimento clínico escutar o corpo do paciente,ou seja,palpá-lo,senti-lo,auscultá-lo,enfim,tocá-lo como se toca um ser humano,e não uma sucata incômoda.
Por fim,aprendi que as condutas que eu acho aconselháveis só vão funcionar se forem tomadas pelo paciente como um projeto pessoal de sua responsabiolidade,onde eu serei apenas um facilitador.
E foi desse aprendizado,que devo a inúmeros professores que tiveram paciência comigo(afinal,eu era um adolescente durante a Faculdade) que eu formei minha imagem do que seria um médico.
Qualquer um que tenha frequentado serviços de saúde nos últimos anos sabe que a imagem que eu formei não corresponde à realidade,pelo menos hoje.Não acredito que a solução seja "culpar"alguém;eu8 mesmo não consigo fazer minha prática como eu gostaria na maior parte do tempo.Os serviços de saúde priorizam o número e a quantidade de atendimentos,quando não a "velocidade" com a qual conseguimos mandar o paciente embora.
IO problema a ser "tratado",nas instituições de Saúde hoje,é o quanto se gasta com o paciente e o incômodo com sua presença.
Nas rodas dde conversa,onde antes se discutiam clínica ou cirurgia,hoje se fala em "gestão","recursos",gerenciamento.Não há mais supervisores ou coordenadores:há gerentes.
Como não quero entrar em extinção,(ou que minha profissão entre em extinção)convido aos que lerem esse artigo para iniciarmos uma conversa.