A ALEGRIA EM VIVER
 
Antoni BigCuore*
 
 
“Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida”.(Eclo, 30, 21-25).

Reflexão A. BigCuore:
quantas palavras sábias Senhor Deus! Lindo pensamento do Livro do Eclesiástico!. A alegria verdadeira é aquela que provem da sintonia do coração do homem com o coração de Deus!
 
Fisiologicamente falando, a alegria aumenta a quantidade de “endorfinas” no organismo, neutralizando, assim, a ação dos chamados cortisóis (adrenalina e outros) que lhe causam estresse. As emoções positivas melhoram, inclusive, o nosso sistema imunológico.

Portanto, ficamos, quando assim se procede, menos vulnerável ao surgimento de doenças.
Melhora também os chamados hormônios positivos: aumenta o nível de serotonina no cérebro, o principal neurotransmissor que evita a depressão.
 
Por outro lado, as emoções negativas: (tipo, tristeza, mal estar, mágoas, rancores, ódios, invejas, ciúmes exagerados etc), enfraquecem o nosso sistema imunológico, portanto, fazem surgir vários tipos de doenças psicossomáticas.
 
Remédio: buscar a espiritualidade e religiosidade, como antídotos a esse veneno todo que, mormente a vida moderna, nos proporciona. É imperativo força de vontade, determinação, em QUERER MUDAR DE VIDA! Mudar os nossos padrões de pensamentos, passando de negativos para positivos.
 
É uma questão de hábito, de exercício. Em primeiro lugar é necessário QUERER mudar tal situação em nossa vida!. Depois, estabelecer algumas metas a serem atingidas, como uma espécie de programa de vida.
 
É a tese que eu defendo que se chama: EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Harmonizar os fatores, espiritual, físico e emocional, vai redundar neste equilíbrio, na felicidade, enfim.(vide no Recanto das Letras, os meus textos: Equilíbrio Homeostático da Personalidade e Personalidade Homeostática).
Santo domingo a todos meus leitores e leitoras! Com bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações!!!
                              *****

(sp.sp. 10.10.2010, domingo, às 12,15 hrs.) (*)autor é Escritor, cantor e compositor em sp.sp.