ZINCO: MINERAL “BELEZA PURA”
 
Antoni BigCuore*
 

 
 
“O zinco é como um policial do trânsito, dirigindo e supervisionando o fluxo dos processos físicos, além da manutenção do sistema enzimático e das células”.(1)
 
Uma de suas principais funções é prevenir o câncer de próstata. Ele é indispensável também no processo de síntese das proteínas.
 
a) Dirige a contractibilidade dos músculos.
 
b) Auxilia na formação da insulina
 
c) É importante para a estabilidade sanguínea e para manter o equilíbrio ácido-básico do organismo.
 
d) Exerce efeito normalizador sobre a próstata e é importante no desenvolvimento de todos os órgãos reprodutivos.
 
Estudos recentes indicam que é importante para o funcionamento do cérebro e para o tratamento da esquizofrenia.
 
O que ele pode fazer por você:
 
1.    Acelerar a cicatrização de ferimentos internos e externos
2.    Ajudar a evitar problemas da próstata
3.    Promover o crescimento da acuidade mental
4.    Auxiliar na diminuição dos depósitos de colesterol
5.    Ajudar no tratamento de distúrbios mentais
 
A principal característica deste mineral é atuar como guardião do sistema imunológico. Manter a imunidade em alta é importante para não se contrair doenças.
Pode reparar que sempre que pegamos gripes e resfriados, a imunidade está em baixa.
 
A Vitamina C age sinergicamente com o Zinco. É excelente para manter a imunidade em alta.
Eu, particularmente, quando pressinto que meu organismo já dá sinais de enfraquecimento, tomo um comprimido de vitamina C com Zinco, como preventivo e funciona mesmo!
 
É evidente, que a melhor forma de prevenir doenças é tendo uma alimentação balanceada(cereais integrais etc), fazer exercícios físicos regulares e cultivar a espiritualidade e religiosidade. (assim vamos atingir, com o passar do tempo, o que chamo de Equilíbrio Homeostático da Personalidade.)
 
 (Veja no Recanto das Letras, várias matérias minhas s. isto. Ex. Personalidade Homeostática, Caminhos de Saúde Integral e Equilíbrio Homeostático da Personalidade).
 
Melhores Fontes Naturais:

Bife, costeleta de carneiro, lombo de porco, germe de trigo, levedo de cerveja, semente de abóbora, ovo, leite desnatado, mostarda em pó.
 
Fontes Laboratoriais: existem também o Zinco em formulas sintéticas, sobretudo, as contidas nos Complexos Polivitamínicos.
 
Um complexo que estou tomando, e esta sendo muito bom para mim, chama-se a All 26, do Laboratório Americano L.D.C. É ótimo!!!. Eu e minha esposa estamos tomando há mais de um mês!. Uma maravilha!!! Aliás, as vitaminas americanas, em minha opinião, são as melhores do mundo!

Alto controle de qualidade, fiscalizados pela F.D.A.(Food Drugs Administration).(aqui em São Paulo, eu comprei na Drograria São Paulo. Não estou fazendo propaganda não, apenas querendo facilitar a vida de meus leitores!).
 
Obs. Para o homem se recomenda uma dosagem maior, em função de se prevenir futuras complicações na próstata. Uma combinação de Vitamina C, com Zinco, Magnésio e vitaminas do complexo B, são excelentes para a prevenção.

Converse com seu nutricionista ou médico ortomolecular.

Infelizmente, os médicos comuns não conhecem os benefícios do sistema e, por isto, costumam desqualificar os ortomoleculares.
Saúde para você e toda a sua família!
*****************************************************************

 
Fonte de pesquisas (1) “Earl Mindell`S Vitamin Bible”, do Dr.Earl Mindell, famoso ortomolecular americano.
                   (Editora Abril,sp.sp. ediçao de 1.986, pgs.102/104) 
(*)autor é Escritor em São Paulo e pesquisador de alimentos na área ortomolecular. Conheça mais os seus textos, acessando: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore