ALIMENTOS ESSENCIAIS AO CÉREBRO


Antoni BigCuore*


A alimentação balanceada, composta principalmente em elementos antioxidantes, previnem o câncer de um modo geral.

O que são alimentos antioxidantes? Alguém perguntaria. Imaginem vocês pegar um pedaço de ferro qualquer e o deixar ao relento. O que vai acontecer? Com o tempo ele vai oxidar ou enferrujar.

O mesmo acontece com as células. As toxinas provocam o surgimento dos chamados radicais livres, espécies de moléculas que oxidam as células, fazendo com que elas morram precocemente. Portanto, os radicais livres provocam o envelhecimento precoce das células.

Por isto, vocês amantes da vida saudável e que querem prolongar suas vidas um pouco mais, devem se munir destes alimentos que são antioxidantes.

As verduras, legumes e frutas, de um modo geral, são todos antioxidantes. Ou sejam, eles protegem as células da ação negativa dos chamados radicais livres.( a poluição, cigarro, álcool, também ajudam o surgimento dos radicais livres).

As principais vitaminas antioxidantes são: a C e a E. A vitamina c, se encontra em abundância nos chamados cítricos principalmente: laranja, limão, acerola, goiaba, pêssego etc. A E se encontra no amendoim, semente de girassol(ou óleo de girassol), castanhas de um modo geral(do pará, nozes etc), germe de trigo, espinafre, ovo etc.).

Dieta para o coração saudável. Em primeiro lugar, reduzir o sal e o açúcar. O sal aguça a tendência à pressão alta. O açúcar em excesso produz colesterol. Devemos evitar a chamada “gordura saturada”, ou seja, a de origem animal. Esta é a pior de todas!!! Mata mesmo, entupindo as artérias!.
Comer mais frutas, verduras e legumes, no geral, associados aos chamado cereais integrais. O arroz integral, por exemplo, é ótimo para prevenir a depressão. Além,claro, de ser rico em fibras, evitando o entupimento das artérias. O arroz integral é rico ácido fólico, o que melhora o sistema imunológico.

Alho e a Soja. Dois elementos fantásticos na prevenção de doenças. O alho combate a pressão alta, alem de funcionar como espécie de um detergente do sangue. Três dentes de alho por dia, é um excelente antibiótico natural. Fortalece o sistema imunológico, purificando o sangue.

A soja, alimento riquíssimo em proteínas e minerais, previne uma serie de doenças, alem de melhorar o sistema imunológico também. Reduz radicalmente o LDL, que é o mau colesterol.
A Revista Seleções, de dezembro do ano 2000, trouxe uma reportagem super interessante sobre este assunto.

A guisa de ilustração, vamos citar alguns “reforços para o cérebro”. Diz ela: “Ginkobiloba. Se você esta começando a esquecer os nomes dos amigos,os efeitos antioxidantes e a melhora da circulação produzidos pela ginko podem fazer diferença. Em um estudo de 1997 sobre a influencia desse suplemento nos estágios iniciais do mal de Alzheimer e da demência vascular, 27% dos indivíduos que o tomaram por um ano tiveram os níveis de deterioração mental protelados em seis meses. Mas não deixe de consultar o medico antes.

Fosfatidilserina. Estudos demonstraram que essa substância natural contribui para a flexibilidade das membranas das células, possibilitando a comunicação entre os neurônios. Nos jovens, a produção de fosfatidilserina é suficiente, mas depois dos 40 anos a mente começa a ficar preguiçosa. Vale a pena, nessa hora, pensar em tomar um suplemento.

Estrogênio. Se você estiver entrando na menopausa e não tiver na família casos de câncer de mama, o estrogênio pode ser uma opção inteligente. Estudos de pequenas proporções sugerem que o hormônio alivia dificuldades de memória em mulheres com Alzheimer. Além disso, as mulheres saudáveis iniciam a terapia de reposição estrogênica cedo tem um desempenho nos testes de memória melhor do eu as que a retardam ou não fazem a terapia. Ao fortalecer o coração, o estrogênio pode de maneira indireta, também nutrir a mente”.
Eis aí, prezados leitores, dicas importantes para se optar por uma vida saudável. A escolha é sua!.
===========================================================
*Autor do Livro, A SAÚDE DA ALMA E DO CORPO. (cura interior e vida saudável)
(texto inspirado em SP.sp., 08.09.2006, às 16,01 hrs.,5a feira)
===========================================================