A esquerda ou a direita?

Nos caminhos da vida.

Vamos refletir sobre uma passagem bíblica que fala sobre a vida, no sentido de saber como encontrar o caminho pelo qual devemos andar.

1ºcor. 2-11:Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, se não o espírito do homem, que nele esta? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, se não o espírito de Deus. Quando o escritor sagrado questiona qual dos homens??sabe as coisa dos homens, então nos fica claro que o homem é composto por dois Eus ou seja; dois homens em um, o homem exterior, correspondente ao raciocínio, o instinto e o corpo físico, e o segundo homem é o homem interior, pelo qual temos a sabedoria, a intuição. E a intelectualidade espiritual

O grande sofrimento que assola a humanidade é causado pelo desconhecimento e distanciamento de si mesmo, muitos ignoram o Eu interior, que é nosso espírito, e é pelo nosso espírito que poderemos traçar caminhos de felicidades aqui neste mundo da matéria, pois o escritor sagrado de 1ºcor, nos confirma isso categoricamente no Cp, 2,V-12- dizendo: que recebemos um espírito que vem de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus, somente o nosso espírito, o nosso eu interior poderá nos orientar sobre os caminhos da vida.

No processo de aprendizagem da vida, a pessoa precisa passar por momentos de profunda reflexão, na busca do significado de sua existência: Quem eu sou? De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde eu vou ?porque isso me acontece, porque não sou feliz,,, enfim são muitos os porquês ,,e a maioria sem respostas. E São perguntas cujas respostas são essenciais para o indivíduo viver uma vida plena,, e deixar de ser um simples passageiro aqui neste mundo.

Quantos dos que me ouvem são simplesmente passageiros nesta vida, sem sonhos, sem objetivos, sem esperanças. As respostas implicam em transformação. Quando a pessoa encontra resposta coerente e satisfatória imediatamente ele se transformar em um ser consciente da situação atual que ele esta vivendo, e assume as conseqüências do seu processo de vida, passando, dessa forma, a planejar sua evolução, proporcionando uma elevação através das vibrações mentais positivas, denotando um comportamento altruísta.

A proposta da I-P-T-H é orientar as pessoas a tomarem consciência de suas dinâmicas de vida. E através do tratamento humanístico fornecemos instrumentos e instruções para que se possa compreender e reconstruir a pluralidade de caminhos que compõe a trajetória da vida humana. Portanto, é fundamental conhecer-se interiormente, para que de posses das alternativas existentes, ele possa delinear novas atitudes,para que se abram novos caminhos, só então terás consciência clara da necessidade de mudança, e despertara em si a sabedoria que lhe é inerente para então traçar novos caminhos que podem ser escolhidos e seguidos.

É muito importante, ao se falar em trajetória de vida, conceituar passado, presente,olhando para um futuro referencial de vida. Ou seja é preciso ter referencia da quilo que se quer para si.

O passado são os acontecimentos vividos, experiências acumuladas desde os nossos ancestrais, e da nossa vida. O presente é o que a pessoa é, e a situação que se manifesta na atualidade, e o conjunto destes fatores é o que ela faz.

E se no presente a vida da pessoa esta manifestando sofrimento é preciso agir de forma coerente e buscar, deixar de marchar em circulo, se auto enganado, caminha, caminha mas nunca adiante nenhum passo, precisa então buscar novos caminhos, agir diferente, porque se você continuar a fazer as mesmas coisas que sempre fez terá sempre os mesmos resultados, é pela ação que o homem faz transformações. O futuro é a expectativa de vida que a pessoa quer ser ou ter. é preciso planejar o futuro: quem não sabe para onde vai costuma sempre chegar a lugar nenhum.

O presente da pessoa obrigatoriamente possui suas bases no somatório das suas experiências e vivências do passado, incluindo a forma que viveram seus ancestrais. Incluindo os segredos do sistema familiar, e também as exclusões, e os desequilíbrios entre dar e receber, e também é determinante as ordens do amor, que poderão estar bloqueadas, impedindo o descendente de desfrutar de uma plena de realizações.

Portanto a forma de vida atual é um resultado único e individual seu. Se sua vida estiver envolvida em emaranhados, foi por concordância sua através de seu livre arbítrio, através de códigos do inconsciente fez com que você se identificase com destinos vivenciados pelos seus antepassados, e sem o seu querer você assumiu para si sofrendo as conseqüências funestas, de um destino que não lhe pertence.

DR. Scheffer como posso sair deste emaranhado.

1º tomar consciência de sua atual situação, através de uma observação plena, uma profunda analise, racional e intensa.

Pois o momento presente possui profundo significado para o homem, é a oportunidade para a pessoa entender a sua vida. Colocar na balança como ele esta vivendo o presente, e com sabedoria analisá-lo, pesquisá-lo, e então dar uma nova oportunidade a você mesmo, redirecionar a sua mente para viver uma nova dimensão, dar uma oportunidade para colocar o sistema familiar em ordem, pare de brigar com o mal, você é uma pessoa de Deus! O mal não tem nada a ver com você, enquanto você vive em ilusão, agindo como uma criança brincando com o tempo, você vai envelhecendo, perdendo suas forças, sofrendo barbaridade, entenda meu ouvinte, Deus é maravilhoso e quer que você seja feliz. Aja com maturidade, acredite na lógica do que eu estou te dizendo, o seu problema esta dentro de você, é pelo radar límbico de seu cérebro que você interage no campo morfo genético de seu sistema familiar e atrai para si sofrimentos, dores e fracassos.

O Universo divino necessita de sua ação madura e responsável para agir em seu favor, é importante a pessoa analisar, e agir diferente, procurar um novo caminho para a solução, se você vem a 5,10,15,20 anos dentro de uma situação sem solução, vai esperara mais o que,, para tomar uma atitude. Ontem você era jovem cheio de sonhos e esperança, vai esperara o tempo consumir os dias que lhe restam, ,, e ainda vai deixar algo mal reslovido de herança para seus descendentes, será que você vai se apresentar diante de Deus no juízo e dizer eu cumpri com minha missão no planeta terra.

Para seu melhor entendimento vou falar de um caso clinico: mulher 30 anos, casada a 9 anos.

O histórico desta paciente: anorexia nervosa, fibromialgia, anemia crônica, incapacidade para engravidar, diversas tentativas de suicídio. Diagnostico medico: esquizofrenia páranoide delirante.

Quando nos procurou, nos disse que era vitima de feitiçaria já a vinte e dois anos, nos disse que lhe fizeram obras de macumba, pois lhe revelaram que aviam feito um feitiço costurando a boca de um sapo e ela morreria seca.

E realmente estava nos umbrais da morte a mais de 15 anos, pesava 32 kg, na sua anaminese ela deixa transparecer uma grande magoa contra seu pai. Eu percebi que algo lhe corroia a alma. Segundo sua mãe seu pai avia morrido logo após seu nascimento,

Fiz questão também ouvir a mãe desta mulher, ela a mãe me confirmou a mesma historia, dos feitiços com muitos detalhes, foi contundente em afirmar que sua filha era vitima exclusivamente do mal,,,,,e quanto ao pai, e acrescentou que o pai de sua filha era usuário de drogas, e violento, e avia morrido misteriosamente,,, mas a mãe falava com um certo carinho do pai de sua filha, e deixava transparecer uma certa aproximação com ele.

E foi neste instante que percebi que a mãe estava ocultando algo sobre o pai de sua filha, fui rígido e severo com a mãe na frente da filha, e disse a ela até quando você continuar sustentando esta historia sem sentido,, olhei firme em seus olhos e disse vamos,, quero a verdade com todos seus detalhes.

A mãe não resistiu desandou em lagrimas, e em prantos confessou para filha que seu pai não avia morrido, nem era usuário de drogas, pasmem os senhores, o pai desta moça era seu próprio tio, irmão de sua mãe, O incesto avia ocorrido e guardado a sete chaves entre os dois irmão, e o incesto e o segredo desta família estava vitimando esta mulher que sofria uma pressão muito grande de seus sistema familiar, tentando se suicidar por varias vezes. Alem da anorexia desenvolvia uma dinâmica de caminhos para a morte, inconscientemente tentava espiar o encesto tirando a própria vida.

E na compulsão de amor fora de ordem, ela tentava honrar o destino da mãe, sendo tão infeliz quanto foi sua mãe, vejam inconscientemente ela se punia por algo que a mãe avia cometido, a isso nos chamamos de expiação de culpa alheia.

Chamei seu pai, ele mora em outra cidade e a reconheceu como filha, hoje um ano e meio se passaram ela pesa 57 kg, a fibromialgia desapareceu, anemia crônica incurável nunca mais, esquizofrenia delirante nunca teve,, e aquela que segundo os médicos era estéril deu a luz a um lindo bebe com 3,2 kg. Esta com dois meses Os feitiços??? Há!! isto era uma grande besteira da cabeça dos prognostica dores de desgraças. Meus queridos ouvintes,, tem gente que ainda acredita em papai Noel ,!!! como ela nos disse viveu 22 anos em ilusão presa por doenças, e feitiços, que nunca existiram, Ela nos autorizou por escrito a divulgar este caso clinico, para que as pessoas levantem a cabeça e busquem solução, e aconselha as mães que tem segredos esqueçam a vergonha, que pensem em seus filhos e no bem estar das gerações vindouras, evitando assim grandes conseqüências de fracassos e mortes prematuras,, e ela tem toda razão, muitas mortes prematuras, e psicoses tidas como incuráveis tem suas raízes nos segredos familiares.

O tratamento humanístico da clinica da alma promove o processo sustentável de vida por meio do encontro do homem consigo mesmo; numa interação com sua historia, ou seja, aquele que vive somente os acontecimentos do passado, vive em devaneio, por outro lado quem olha para a vida apenas as expectativas do futuro e não toma atitude para concertar o passado vive uma utopia, e deixa de viver o presente, portanto não age, não toma atitudes coerentes e não transforma a sua vida.

A análise do passado, do presente e do futuro é precisa ser feita de acordo com determinado referencial de vida. Para nos Psicanalistas sistêmicos, olhamos para as dinâmicas da existência humana através de uma visão sistêmica, e por esta visão desenvolvemos nossos métodos terapêuticos e aplicadas em nossos tratamentos, e deixamos bem claro para os pacientes que o referencial de vida é um sistema de valores utilizados como parâmetro de avaliação crítica das decisões, das ações e do comportamento. Valorizamos muito , as avaliações criticas, as tomadas de decisões, as ações e principalmente o comportamento ético e moral.

Pode-se tentar traduzir a idéia de referencial de vida, usando o seguinte exemplo: uma pessoa decidiu viajar. Viajar é uma experiência bastante interessante que permite conhecer outros lugares, pessoas, e viver momentos novos. Ou seja, viajar é uma oportunidade de aprendizagem. Se esta viagem for planejada previamente, levando-se em conta as experiências anteriores da pessoa, acrescida das suas preferências e tendências atuais, além de se considerar as informações e indicações dos lugares a serem visitados, com certeza a viagem será mais condizente com as expectativas. O planejamento permitirá a escolha de caminhos mais objetivos e, o que é muito importante, servirá como referência caso, por engano, a pessoa saia do trajeto que escolheu. Entretanto, supondo-se que a pessoa não fez o planejamento prévio, deixando para o momento e para o acaso a escolha do caminho a ser tomado, a probabilidade da viagem não ser satisfatória será maior. Corre-se o risco de andar por trajetos perigosos, muitas vezes difíceis e penosos. Todo este cenário pode ser agravado pela falta de um ponto de referência para saber se a pessoa está se aproximando ou se afastando do objetivo desejado.

Dessa forma, a trajetória de vida de um indivíduo pode ser encarada como uma viagem a várias culturas, lugares, momentos, situações, desafios, funções e oportunidades. A abordagem da vida como trajetória e a utilização do referencial como ferramenta, são muito úteis na otimização da evolução de cada pessoa. É importante estar reavaliando continuamente o referencial, transformando-o e corrigindo-o.

O sistema referencial proposto pelos nossos tratamentos humanísticos traz alguns conceitos básicos para se viver bem: são cinco pilares básicos: capital de vida, história de vida, inventário de vida, projeto de vida.

Capital de vida: é a duração potencial do fluido vital que sustenta a alma o corpo e o espírito, é a quantidade de anos ou tempo disponível pelo alma, para construção de sua trajetória no polissistema material. Ou seja a permanência da alma e do espírito no corpo.

História de vida: é a resultante singular e universal do somatório contínuo de experiências vividas e convividas dentro do sistema familiar. Ou seja como você escreveu sua historia? Que teores energéticos você construiu, de sucesso ou de fracasso.

Inventário de vida: é o levantamento e avaliação de valores agregados pelo pessoa ao longo de sua trajetória; coleção do resultado de suas experiências e de seus atos e de todos os eventos praticados durante sua existência.

Projeto de vida: é a construção da trajetória de vida do indivíduo na expectativa do que ele quer ser - projeto de construção do ser na ação de sua consciência. O objetivo da vida: é a evolução da mente. Como evolução é um processo, a vida é necessariamente aberta, não há destinos pré determinados. A trajetória de vida é construída pela pessoa ao desenvolver os seus potenciais e superar os seus limites.

Resumindo: A trajetória de vida é um caminho construído livremente pelos membros de um sistema familiar, e desenvolvidos pelos descendentes na forma de interagir de forma consciente e conseqüente consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o Universo.

A isso nos chamamos de vida em plenitude.

“Não haverá borboletas se a vida não passar por Silenciosas e profundas Metamorfose”.

Rubem Alves.

Visite nosso site. www.ipth.com.br

Dr. Celso scheffer. Psicanalista.

Dr Celso Scheffer
Enviado por Dr Celso Scheffer em 29/05/2010
Código do texto: T2287073
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.