O milagre da Banana
Aí galera, alguém já parou para pensar na banana como fonte de energia!
A banana é uma das frutas mais consumidas pelos atletas como parte das refeições durante o dia, assim como uma das fontes preferidas de carboidratos para antes e após os treinos, ou até mesmo durante, em substituição às bebidas energéticas e aos carboidratos em gel. Uma banana média in natura pesa em torno de 115g e fornece cerca de lO5Kcal ( segundo fontes Advendd Nutrition) . Mas será que a banana realmente fornece as quantidades ideais dos nutrientes que nós atletas mais precisamos ou tudo isso não passa de um mito? De fato, os atletas acertaram em cheio nesta escolha: a banana, além de ser nutritiva, saborosa, saudável e de fácil digestão, é uma excelente fonte de nutrientes, principalmente dos três mais demandados durante a atividade física: carboidratos, potássio e vitamina B6.
Uma unidade média de banana fornece aproximadamente 21g carboidratos. É uma quantidade equivalente a 1 sachê de carboidrato em gel ou meio litro de bebida isotônica. Os tipos de carboidratos que compõem a banana também são semelhantes aos utilizados nas fórmulas destes suplementos: sacarose (açúcar), frutose e glicose. Por ser de fácil digestão, as bananas podem ser consumidas antes dos treinos, ou até mesmo durante. Dependendo da duração e da intensidade do treinamento, o atleta pode consumir até 3 bananas por hora de atividade. A forma mais prática de consumir esta fruta durante os treinos é sob a forma de banana passa (desidratada), cuja composição praticamente se difere da banana in natura na quantidade de água, que é evaporada. A banana passa não leva adição de açúcar, como é o caso da bananada. Seu volume menor torna mais fácil ser transportada até o local do treino.
Além de tudo isto, galera, as bananas são realmente excelentes fontes de potássio. Depois do abacate, é a segunda fruta mais rica neste mineral, fornecendo cerca de 4 vezes mais potássio do que meio litro de bebida isotônica. Depois do sódio e do cloreto, o potássio é o mineral que sofre maior perda através da transpiração. Em média, são perdidos por litro de suor 3OOmg de potássio e esta concentração pode aumentar conforme eleva-se a taxa de sudorese do atleta. Contudo, não é uma perda tão significativa a ponto de não poder ser compensada através de uma alimentação que contenha alimentos que tenham fonte deste mineral, do uso de bebidas isotônicas ou o consumo de bananas, durante treinos com mais de 1( uma) hora e meia de duração.
O potássio é um mineral que auxilia em muito a contração muscular e sua carência está relacionada ao surgimento de câimbras. Apesar da relação do potássio com os casos de câimbras não estar inteiramente esclarecida, cientificamente falando, existem atletas que realmente relatam uma diminuição na ocorrência das mesmas ao aumentar a ingestão de alimentos com fonte de potássio na alimentação. Em casos de treinos ou competições de esforço extremo, principalmente durante as provas de lronman, a banana pode ajudar a evitar ou reverter casos de enjôo e vômitos, o que e mais uma função relacionada ao potássio nela presente.
Então, galera, a regra é antes sair para dá aquela corridinha ou sair para treinar é não esquecer as bananas.
( Omena)