RINITES
As rinites são inflamações da mucosa nasal. As causas são muitas. Temos as rinites alérgicas, as medicamentosas( como uso continuado de descongestionantes nasais), traumáticas, as vaso-motoras, etc.
Vamos falar das duas mais frequentes: as alérgicas e as medicamentosas. As medicamentosas derivam do uso exagerado de descongestionantes nasais. Pode-se usar estes remédios por periodos curtos, como quando estamos resfriados, por no máximo 3-4 dias. Após este período, o perigo de ficarmos dependentes é grande. Acontece o efeito rebote, que é o fenômeno da mucosa dilatar mais, quando o efeito das gotas passar.
As alérgicas são as mais frequentes: é quando respiramos, o ar vem impregnado de substâncias que podem irritar a mucosa. A mucosa irritada produz uma secreção, não espessa, mais como água, espirros, coceira, e obstrução nasal. A rinite alérgica mais frequente é a causada pelas fezes de ácaros, Por isso devemos lavar frequentemente, fronhas e lençóis. Não usar vassouras, mas panos úmidos. Eliminar tapetes e cortinas no quarto de dormir, e outros cuidados de limpeza. Na parte de tratamento podemos usar vacinas e principalmete os sprays antialérgicos(existem vários produtos no mercado, todos ótimos)
Sempre é bom consultar antes, e não se automedicar. Mesmo porque ao exame, o médico pode encontrar,p.ex. desvios de septo, pólipos, que se não removidos, pode tornar a melhora menos eficaz.
Dr. Paulo Schäffer