Visão correta...
O primeiro dos oito caminhos, “Visão Correta”, que Sakyamuni ensinou para os homens se livrarem de todos os sofrimentos da vida enfatiza: Pensamento correto e o modo certo de ver o mundo, na seguinte explicação: “É a visão de que neste mundo os seres animados e inanimados atingem a iluminação ao mesmo tempo; os montes, os rios, as ervas, as arvores, a terra e todas as coisas já são Buda iluminados. È a correta visão este mundo é o lugar onde se desencadeia a vontade de Buda e de que, portando, o mal não existe. Em outras palavras, é a visão de que todos os homens já são Buda iluminado e possuidores da liberdade perfeita”.
Pensar corretamente, saber usar a liberdade de expressão, através da palavra, com a exata compreensão da Verdade.
Usando corretamente o pensamento e as expressões em palavras, a nossa vida tornar-se-á mais feliz e ao contrário logicamente infeliz.
A imaturidade espiritual, em não se expressar e pensar corretamente, os anseios inerentes à alma, ou algo Verdadeiro, algo de Deus, faz-nos tornar pessoas hostis ao meio em que vivemos e levando-a ou levando-nos a estar propensa, conforme a lei da mente, se envolvendo m tragédias, ou algo correlato.
“Dentre todas as idéias existentes no Universo, a mais abrangente e mais perfeita é o homem”. Com poderes para dominar todos os demais seres. Vivifica-los e dispô-los em seus devidos lugares.
O valor e o significado da existência do homem resumem-se no fato de ele ter liberdade de escolha.
Liberdade de pensamento, de sentimento, de palavra e ação. Nós somos livres para pensar, sentir, querer, falar e fazer o que quisermos todos os dias, a toda hora, a todo minuto, a todo segundo. Por isso e em razão desta liberdade, existe a dignidade do homem. Essa mesma liberdade não é desfrutada nem pelas maquinas, como é natural, nem pelos animais.
Então o que devemos pensar? Se insistir em pensar mal, este se concretizará no mundo fenomênico. Ao contrario pensarmos constantemente no bem este, surgira no mundo fenomênico, se ficar constantemente com a mente carregada de temor e pensamentos em doenças, surgira à doença.
Por isso é que sempre devemos estar atentos e evoluindo espiritualmente sempre, no sentido de estarmos adquirindo cada vez mais a sonhada felicidade...
Até mais...
Fonte do estudo: Livro A Verdade da Vida, Vol. 37 paginas 139 a 141.
Autor Masaharu Taniguchi.
José Pedroso
Frutal/MG, 19/05/2010