Não ao ato médico.

Como pode o profissional da saúde perder sua autonomia para elaborar uma conduta adequada ao paciente, justamente porque o médico será o responsável em prescrever a conduta do mesmo. Sim... infelizmente o médico encaminhará o paciente para o outro profissional se essa lei for aprvada.

Vamos usar a fisioterapia como exemplo: como um médico encaminha um paciente ao fisoterapeuta dizendo, em um papel, tudo o que ele deve fazer com o paciente, inclusive o número de sessões que ele julga serem necessárias... Isso é horrível, não?

Isso ignora completamente a capacidade que o fisioterapeuta tem, de avaliar o paciente e elaborar uma conduta de acordo.

O problema é que o médico, de modo geral, não possui nem metade dos conhecimentos terapêuticos que um fisioterapeuta possui e muito menos a prática clínica deles.

Sou totalmente contra esse ato, pois os mais prejudicados seriam os pacientes.

Só seria a favor desse ato, se, antes de um médico se formar tivesse conhecimento e prática clínica de todas as áreas da saúde, ou seja, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, assistência social, nutrição, entre várias outras. Só assim ele poderia dizer o que fazer e o que não fazer, para cada profissional que ele encaminhar. Mas para isso, ele teria que ficar no mínimo, uns 20 anos na faculdade, estudando integralmente, e isso acredito que é impossível.

Por isso, não só fisioterapeutas, mas como todos os demais profissionais da área da saúde, são totalmente contra este ato.

Usando vocêcomo exemplo: Imagine você, em uma clínica fisioterapêutica, com o tornozelo recém torcido. O médico só mandou fazer gelo e 10 sessões. Você vai pagar pro pofissional fazer gelo na suatorção? Melhor fazer em casa né? ... e aí, os fisioterapeutas que teve todo conhecimento adquirido em 5 anos estudando é jogado no lixo?! De que adiantou aprender sobre anatomia, função muscular, biomecânica, recrutamento neuro muscular, estabilização rítmica, prevenção de lesões, e etc. , se tudo isso, no final, é trocado por 10 sessões de gelo que o médico acha que é suficiente para curar o paciente??

Isso concerteza revolta e nos afeta de um modo geral.

Fabiana Garcia
Enviado por Fabiana Garcia em 13/05/2010
Reeditado em 13/05/2010
Código do texto: T2253792
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.