Praça do Idoso

I – APRESENTAÇÃO

Anicuns apresenta uma população de idosos superior a 1.750 pessoas, que todo ano recebem a vacinação contra a gripe Sazonal, estimativa esta baseada no IBGE e no SIAB/Mun. O PACTO PELA SAUDE, realizada desde 2004, estima também, 06 acidentes com fraturas de fêmur nesta população.

A Secretaria Municipal de Saúde preocupada com os acidentes comuns da terceira idade, a falta de uma política voltada às atividades físicas, políticas de prevenção de acidentes domésticos e em maior intercambio entre esta secretaria e a Secretaria de Ação Social, o projeto visa atender este publico alvo, buscando melhores qualidade de vida, que possa oferecer, nesta fase da vida, onde o organismo humano sofre mudanças graduais e irreversíveis em sua estrutura e funcionamento que ocorrem como resultado da passagem do tempo.

No caso brasileiro, pode ser exemplificado por um aumento da participação da população maior de 60 anos no total da população nacional de 4% em 1940 para 8% em 1996. Além disso, a proporção da população “mais idosa”, ou seja, a de 80 anos e mais, também está aumentando, alterando a composição etária dentro do próprio grupo, isto é, a população considerada idosa também está envelhecendo [Camarano et alii (1997)].

(http://www.jubamaravilha.hpg.com.br/augusto/Envelhecimento)

Anicuns, a cada ano (abril), realiza a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, e é observado um crescimento de 0,06% desta clientela sobretudo naqueles mais de 80 anos. A praça do idoso é um Programa/Projeto que busca o resgate e a inclusão dos idosos na sociedade, onde as atividades físicas são necessárias (terapias) e ao mesmo tempo um processo continuado de educação, fisica, mental e social.

II – Objetivos

a) Geral

Oferecer a população de terceira idade, espaço de lazer e inclusão social, na prevenção, promoção e/ou recuperação da saúde).

b) Específicos

 Instituir, um Programa de Assistência ao Idoso, de maneira eficiente no combate e controle dos fatores de riscos.

 Garantir acesso a população de terceira idade, nos programas de atenção primaria e assistência familiar na redução de danos a saúde deste publico alvo.

 Garantir atividades físicas aos idosos, como expectativa de longevidade.

 Instituir a praça do idoso, como política municipal de saúde, na inclusão dos idosos, nos programas de atividades físicas, fisiatria, fisioterapia, terapia ocupacional e outras ações que garantem a qualidade de vida, de modo simplificado, desburocatizado e de grande impacto social.

 Permitir a convivência social em ambiente saudável, e integrado com outras faixas de idades

 Melhorar o equilíbrio e a marcha dos idosos com caminhadas e alongamentos supervisionados pela equipe multiprofissional.

 Permitir, através de técnicas assistidas exercícios físicos que proporcionem o fortalecimento de musculatura proximal de membros inferiores.

 Praticar exercícios físicos com os educadores físicos a fim de que os idosos melhorem as suas amplitudes articulares e a flexibilidades muscular.

III – Metodologia

A Secretaria Municipal de Anicuns, conta com um espaço especialmente reservado à melhor idade para a prática de exercícios físicos e leitura, o local, seguira os modelos arquitetônicos, de áreas verdes, parques, como os já instalados em outras áreas do país, é uma área de encontros, práticas esportivas e sociais, como ginásticas, áreas para jogos, caminhadas ao ar livre, protegida contra outras faixas etárias da população no sentido de garantir segurança e proteção a este publico. Na área de atividades físicas, o reforço da musculatura, as técnicas de respiração adequadas, aulas de prevenção de acidentes no lar, e nos locais públicos serão constantes, e devidamente ministradas por uma equipe multiprofissional habilitadas em geriatria, sob a responsabilidade geral de geriatras e assistidos por educadores físicos. Dentro desta perspectiva serão instaladas barras paralelas para reforços muscular para pernas e punhos, aparelhos de senta e levanta, escadas e outros equipamentos ergométricos que assegurem a capacidade de andar, dançar e praticar atividades inerentes à idade. Os educadores físicos, geriatras e fisioterapeutas farão acompanhamentos técnicos, obedecendo a capacidade física de cada participante e respeitando os seus limites devidos a idade, lesões preexistentes e a própria capacidade física de cada idoso. A praça será decorada com bancos em alvenaria, passarelas devidamente planejadas por arquitetos, rampas dentro dos padrões da fisioterapia em fim, a praça do idoso de Anicuns seguir-se-á os padrões recomendados pela sociedade brasileira de geriatria e fisiatria. Arborização, cabanas para jogos de carteados, salas de bordados, cantinas farão parte do projeto, onde o idoso ficara livre dos antigos “asilos” que antes tinham aspecto deprimente, mas parecidos com confinamentos. Neste ambiente, os idosos podem receber atenção da equipe multidisciplinar, os recursos podem ser obtidos por entidades governamentais, ou repasses de fundo a fundo e/ou pelo Fundo de Solidariedade. Esta obra deve ser equipada com aparelhos que propiciem ou fortaleçam a musculatura, melhoram o equilíbrio e contribuem para a reabilitação de punhos e ombros lesionados em virtude de quedas. A Construção desta praça deve ser de material seguro, de fácil higienização, que obedeçam as normas técnicas da ABNT. Toda a praça deve ser sinalizada, com letras grandes e desenhos explicativos, garantindo assim total confiança deste publico a qual ela se destina. As cabanas e quiosques devem ser livres, de paredes permitindo assim ampla penetração da luz solar, para que não gere desconforto visual, nas atividades de leitura, trabalhos manuais, jogos e outras atividades.

IV - Cronograma de Execução

Quando da aprovação do projeto e sua apresentação às instancias dos governos, a Secretaria Municipal de Saúde de Anicuns através do Dep. De Engenharia, seguir-se-á a seguinte tabela.

Meses

Ações Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Aquisição de terreno X

Projeto Arquitetônico X

Aquisição de equipamentos ergométricos X X X X X

Formação da equipe multidisciplinar X X X X X

Parcerias entre as esferas de governo X

Criação do conselho e do estatuto da pça. do Idoso X

Elaboração de Normas e Rotinas X

Praça de Exercícios do Idoso compõe-se de cinco estações com placas auto-explicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção, dentro do que preconiza, de acordo com a realidade local.

Estação Barras Paralelas: Facilita a marcha e melhora o equilíbrio.

Estação Senta-Levanta: Fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento.

Estação Rampa-Escada: Aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento.

Estação Ergometria: Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas.

Estação Placa Giratória: Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço.

Estação Escada para Dedos: Melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço

V – Estratégias

Para o alcance dos objetivos propostos, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, pretende:

 Atingir 100% dos idosos cadastrados no programa do CONVIVER (Baile da Terceira Idade)

 Atingir 100% das Idosas cadastradas no CLUBE DAS MAES DE ANICUNS (Atividades manuais na elaboração de tapetes, panos de prato, bordados, pinturas em tecidos, culinária regional e outras atividades típicas, como rendeiras, tapeceiras e fiandeiras ).

 Cumprir a missão essencial da Praça do Idoso, em 100 % nos programas de controle de quedas.

 Envolver 100% das famílias dos beneficiados nos programas de cuidadores de idosos, e da prevenção de acidentes domésticos.

 Estabelecer políticas de atenção integral ao idoso, em parcerias com Casa do Idoso de Anicuns (Antigo Asilo ou Alberg)

 Formar parcerias com igrejas, maçonaria, sindicatos, industrias nos programas de assistência ao idoso de forma a garantir a manutenção dos equipamentos e insumos para a pratica de exercícios e atividades manuais.

VI – Justificativa

A Velhice, hoje denominada como terceira idade não é mais vista como fim do homem no desenrolar do seu processo biológico como um ser vivo. A ciência e a própria sociedade, tem no idoso o respeito pela suas praticas de vida e como elemento fundamental na contribuição financeira familiar. São com essas premissas que o idoso, hoje ocupa um lugar de destaque na sociedade, inclusive amparado por estatuto nacional, devendo ser respeitado, amparado e assistido pela família e pelo governo.

O Estatuto do Idoso

Após sete anos tramitando no Congresso o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.

(http://www.serasa.com.br/guiaidoso/20.htm)

Ainda previsto no Estatuto do Idoso, ficam garantidos:

• Saúde

• Transporte Coletivo

• Moradia

• Violência e Abandono

• Lazer, cultura e esporte.

• Trabalho

• Habitação

Baseado nestes direitos, garantidos aos idosos o Governo Municipal, preocupa com o bem estar físico e mental deste publico alvo, oferecendo esta praça, como políticas de interação e integração social.

Referencias Bibliográficas

 SEARS, ROBERT & Feldman __ AS SETE IDADES DO HOMEM. Ed. Zahar __1991.

 Portaria 649 de 28 de março de 2006. http://dtr2004.saude.gov.br/dab/legislacao/portaria_649_28_03_2006.pdf .

 BERLINGUER, G., 1996. Ética da Saúde. São Paulo: Editora Hucitec.

 BOURDIEU, P., 1994. Sociologia. (Renato Ortiz, org). São Paulo: Editora Ática.

Prefeitura Municipal de Anicuns

Secretaria Municipal de Saúde

Manoel Vicente Vieira

Prefeito

Clédia Lopes

Secretária de Saúde

Ulisses Pinto Figueiredo

Coord. Núcleo Vig. Epidemiológica

Revisão Técnica

Clédia Lopes

Digitação

Marcus Vinícius

ENDEREÇOS ELETRONICOS

EMAIL

smsanicuns@gmail.com

TELEFONE

064 3564 4221

Elaboração do Projeto

Clédia Lopes – Gestora de Saúde Publica

Ulisses Figueiredo – Pesquisa técnica

Marcus Vinicius - Digitador

ANICUNS ABRIL/2010

ulissespinto
Enviado por ulissespinto em 07/04/2010
Código do texto: T2182441