PSICOLOGIA COMUNITÁRIA / SAÚDE E SOCIEDADE

COM EMBASAMENTO TEÓRICO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, SOB SUPERVISÃO DA PROFESSORA DA UEMG ITUIUTABA, PSICÓLOGA , INICIEI UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA PARA SER AMPLIADA AO LAR DOS IDOSOS FREDERICO OZANAN.

SERIA REALIZADA A APRESENTAÇÃO DO CORAL FORMADO PELOS/AS ALUNAS DO 5º ANO VESPERTINO, AO VISITAR, CONHECER A FORMA COMO OS IDOSOS VIVEM E SE INTERAGIREM COM OS MESMOS. EVIDENCIANDO ASSIM, O CONTRASTE DAS FORMAS DE VIDA, ENTRE O QUE ESTÃO INICIANDO A VIDA " NA FLOR DA IDADE" E OS QUE APARENTEMENTE ESTÃO NA "RETA FINAL" DA VIVÊNCIA HUMANA.

OS OBJETIVOS FORAM ATINGIDOS DE FORMA SATISFATÓRIA.

UM CAMINHO A SER TRABALHADO, ATÉ QUE FINALIZÁSSEMOS COM A ENTREGA DE MENSAGENS ELABORADAS PELOS ALUNOS E APRESENTAÇÃO MUSICAL.

PARA ESSA AÇÃO, INICIAMOS EM AGOSTO DE 2009 O ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DA LETRA MUSICAL (COURO DE BOI).

OS ALUNOS RECEBERAM A CÓPIA DO TEXTO, REALIZAMOS A LEITURA, CANTAMOS, TRABALHAMOS EM ARTES, COM PINTURA LIVRE E A FORMAÇÃO DO CORAL.

NESSA ETAPA SURGIU A IDÉIA DE CONVIDAR MINHA EX-ALUNA , QUE HOJE É PROFESSORA DE MÚSICA NO CONSERVATÓRIO E QUE TAMBÉM FAZ UM TRABALHO PARALELO NA ESCOLA AURELISA, NO HORÁRIO DE ALMOÇO,UMA VEZ QUE OS ALUNOS QUE MORAM NA ZONA RURAL, COMEÇAM A CHEGAR ÀS 10:30 E SÓ INICIAM SUAS AULAS REGULARES ÀS 12:30.

DAS 11:20 ÁS 12:20 , TRABALHA-SE COM TODOS E TODAS OS ALUNOS E ALUNAS QUE JÁ ENCONTRAM-SE NA ESCOLA.

ACEITO O CONVITE, INICIOU-SE UMA NOVA ETAPA E TODAS AS QUARTAS DE 15:00 ÁS 15:30, NA ESCOLA, O TRABALHO VOLUNTÁRIO, COM TÉCNICA E ACOMPANHAMENTO DO VIOLÃO, INICIAVA-SE COM O 5º ANO, NO MUNDO DA MÚSICA.

NENHUM DELES FAZEM AULAS NO CONSERVATÓRIO E ESSA INTERVENÇÃO TAMBÉM PODERIA LEVÁ-LOS AO INTERESSE PELA ESCOLA DE MÚSICA.

NA VOZ DE SÉRGIO REIS, (COURO DE BOI) FOI TRABALHADA, DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTES.

LOGO LOGO OS ALUNOS E ALUNAS ESTAVAM ENTUSIASMADOS COM O PROJETO. VÁRIOS DEBATES SE AFLORARAM SOBRE OS FAMILIARES E A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS IDOSAS.

COMEMORADADO O DIA DO IDOSO EM 31 DE OUTUBRO, TAMBÉM FOI DEBATIDO EM SALA DE AULA, TEXTOS INFORMATIVOS E REPORTAGENS REFERENTES AO TEMA.

TODO ESSE TRABALHO ERA APRESENTADO PARA A PROFESSORA DA UEMG, QUE FEZ O ALERTA E ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS E PREPARATIVOS PARA TORNAR MAIS ANEMO, O IMPACTO QUE GERALMENTE OCORRE QUANDO DEPARAMOS COM A SITUAÇÃO EM QUE VIVEM OS IDOSOS EM ABRIGOS DE UM MODO GERAL.

UM VÍDEO CRIADO PELA PROFESSORA DE MÚSICA, EM NOME DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESCOLA FOI VISTO E AVALIADO, PREPARANDO A TODOS E TODAS NÓS, PARA O DIA DA HOMENAGEN E DA APRESENTAÇÃO.

MUITO NOS EMOCIONOU. AS IMAGENS DOS IDOSOS QUE LÁ RESIDEM, REALMENTE SÃO MUITO FORTES E NOS REMETE A UMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA, A FAMÍLIA DE UM MODO GERAL E NOSSA RESPONSABILIDADE ENQUANTO EDUCADORES, QUE LUTA PELA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E NA SOCIEDADE.

NOSSAS AÇÕES E FORMA DE VER O MUNDO, INTERFEREM NA VISÃO DOS EDUCANDOS.

TEMOS DE PROMOVER A POSSIBILIDADE DE PELOS MENOS PERMITIR ESSE COMPARTILHAR DE EMOÇÕES E TRAZER A TONA CONFLITOS INTERNOS E A SEMSIBILIDADE DE BUSCAR POR UM MUNDO MAIS HUMANO, FRATERNO E SOLIDÁRIO.

APÓS ORIENTAÇÃO DA PSICÓLOGA ORIENTADORA, DECIDIMOS RETIRAR DA APRESENTAÇÃO A MÚSICA (COURO DE BOI), QUE PODERIA TRAZER À MEMÓRIA, EMOÇÕES E SENTIMENTOS DE ABANDONO. O QUE PROVAVELMENTE É DIFÍCIL EVITAR PARA MUITOS DELES NESSA SITUAÇÃO.

COMEÇAMOS ENSAIAR A MÚSICA (FAZ UM MILAGRE EM MIM), TAMBÉM TRABALHADO EM LINGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTES, COM PINTURAS LIVRES E TINTA, PAPEL, RECORTE, COLAGEM, CONFECÇÃO DE CARTÕES E MENSAGENS A SEREM ENTREGUES DURANTE O ENCONTRO.

TUDO FOI AGENDADO E MARCADO COM OS DIRIGENTES DO ABRIGO, PARA O O DIA 2 DE DEZEMBRO COM ANTECEDÊNCIA DE UM MÊS, CUMPRINDO ASSIM TODO PLANEJAMENTO E PREPARATIVOS.

USANDO ROUPAS (EM TECIDO OXFORD BRANCO E VERMELHO COM DETALHES EM MALIBU BRANCO), CONFECCIONADO NA PRÓPRIA ESCOLA EM 2006, PELA EQUIPE DE APOIO. E PROFESSORA DE REFORÇO ESCOLAR "TÃO QUERIDA E AMIGA" QUE JÁ HAVIA VISITADO O LAR E TINHA UM MAIOR CONTATO COM A REALIDADE DOS QUE ALÍ VIVEM E TRABALHAM.

OS EDUCANDOS SE VESTIRAM PARA O DESFECHO DESSE TRABALHO E FICOU CLARO QUE QUANDO MUITOS SE UNEM PARA REALIZAR O BEM COMUM, TODOS GANHAM.

FUI UMA LIÇÃO DE VIDA QUE JAMAIS ESQUECEREMOS.

JUREMA MENDES DE SOUZA.