SE NÃO DER CERTO...PROCURE O MÉDICO!

OPINIÃO

Tenho comigo que algo muito estranho anda ocorrendo com a propaganda de medicamentos para a população leiga no geral, veiculada por todos os tipos de meios de comunicação.

A ANVISA que em última análise e o órgão oficial que vigia e regulamenta todas as questões relacionadas à de saúde pública, e que ultimamente vem sendo tão rígida no que tange Às demais propagandas, inclusive para a própria classe médica e farmacêutica,me parece que não está tão preocupada com a automedicação.

Eu explico.

Já comentei por aqui que é no mínimo incongruente com a saúde de qualquer um, quando por exemplo, depois do anuncio duma aspirina, alguém advirta:" a persistir os sintomas procure orientação médica", posto que a mensagem sublminar é mais ou menos assim"primeiramente automedique-se...se não der certo, aí sim procure um melhor recurso".

Ocorre que , a situação que já me parecia meio perigosa, agora está gravíssima.

Observem, duns tempos para cá, nas propagandas dos remédios vendáveis ao leigo,VIA MÍDIA FALADA, agora eles advertem a população dos seus mais prováveis riscos, praticamente informando uma enorme bula de contraindicações dos tais remédios em rítmo impressionantemente rápido, pouco inteligível,como se quem vai se automedicar tem condição e obrigação de entender da farmacodinâmica do medicamento a toque de caixa, de diagnósticos e de possíveis doenças associadas!

Impressionante o que vem ocorrendo!

E pior ainda, em tempos de influenza H1N1, me parece absurda e totalmente inoportuna essa tal orientação aos antigripais mais populares das telas, das rádios e dos ônibus, que induzem à automedicação...e que podem mascarar os sintomas de algo mais sério.

Cuidado...mas se você estiver com dengue...não tome esse medicamento.

Subentende-se que quem vai se auto medicar já se auto diagnosticou.

Que dengue que nada! agora a onda é outra!

Só falta se dizer assim: Está gripado? Tome tal remédio, mas se você não melhorar, desconfie, pode ser a gripe suína, daí então sim...procure um médico.Sinceramente, eu espero que dê tempo. Se for dengue e gripe suína então...e se ingeriu aspirina, será um Deus nos acuda!

Comece então a rezar...

Eu aconselho a rezar antes de qualquer coisa, pelo menos por aqui.

Aliás...só por aqui...mesmo...

Helôoo! Pessoal da Anvisa: temos que rever alguns conceitos.

Vale lembrar que não só as doenças matam...quaisquer princípios ativos farmacológicos também, principalmente se não forem usados sob supervisão profissional.

Termino me perguntando que tipo de força rege alguns comportamentos tão paradoxais...por parte de quem tem o dever de prevenir,informar e fiscalizar...