(nutrição) LINHAÇA, SAÚDE E BELEZA



ANTONI BIGCUORE*


Uma sementinha que, há 6.000 anos atrás, os egípcios já a cultivavam, pois seu óleo era usado, inclusive, para embalsamar as múmias e seus deuses.
Ela parece semente de alpiste que se dá para alimentar pássaros.
Existem linhaças de dois tipos: a marron, a mais comum e a dourada.

Ela previne os seguintes cânceres:

De mama, de próstata, de colón, de pulmão etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA.
Os principais efeitos benéficos, no organismo, são:

Sistema Cardiovascular: é ideal para tratar a arterioesclerose, eliminando o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronariana, alta pressão arterial, arritimia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção de formação de coágulos sanguineos. Excelente para combater o mau colesterol, o chamado L.D.L. Seu uso regular, diminui o risco de doenças cardiovasculares.
 
Uma das características ÚNICA da linhaça é que contém uma substância chamada TAGLADINA, a qual regula a pressão sanguínea e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

Sistema Nervoso: o consumo regular da linhaça, diminui radicalmente a pressão nervosa, dando, por conseqüência, aquela sensação de relaxamento. Melhora o comportamento até dos anciãos. Melhora o nível dos neurotransmissores, sobretudo, a serotonina, evitando a depressão. Melhorando, em conseqüência, até o bom humor, em vista de que melhora e muito o funcionamento do intestino.

A marron é cultivada, inclusive, no Brasil, pois ela se adapta bem ao clima tropical. A dourada é própria de regiões frias, mais especificamente do hemisfério norte. Do Canadá, vem a maior parte da semente de linhaça dourada, consumida no Brasil.

Dizem os especialistas basicamente a marron e a dourada contém os mesmos nutrientes, ou seja, o “ômega 3, 6 e 9”, que são óleos bons que elevam o HDL, que é o colesterol bom. Portanto, faz muito bem ao sistema cardiovascular.

Eu confesso a vocês que consumo linhaça já há algum tempo. Realmente, melhora o funcionamento do intestino, baixa a pressão( sou hipertenso) e melhora, inclusive, a qualidade do sono, pois ela melhora o nível dos neurotransmissores, sobretudo, a serotonina, o chamado hormônio do bem estar e que regula o sono.

Em termos de sabor, a dourada é mais palatável que a marron. Mas como geralmente eu a consumo no iogurte desnatado( quase todo dia antes de dormir, eu tomo um iogurte desnatado com uma colherzinha de linhaça em pó),nem dá para notar a diferença.

Cuidado!: a linhaça não deve ser consumida exageradamente!. Uma colher de sobremesa, no máximo, por dia. Pode ser adicionada a sucos, vitaminas ou mesmo ao iogurte.

Existem cápsulas do óleo da linhaça. Mas, tomem cuidado, porque existe muita fraude por aí. O melhor mesmo que eu recomendo, é comprá-la “in natura”, bater bem no liquidificador até virar pó. Depois a coloque num vidro (embalagem plástica deixa gosto) e a coloque na geladeira.

Segundo consta, as “celebridades” mergulharam de corpo e alma nas maravilhas da linhaça!
Realmente melhora até a pele, em função de que, o intestino funciona integralmente e você fica mais bonita!

A minha tese que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE,(http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/392760) nada mais é do que desenvolver a personalidade integralmente, em suas dimensões: Espiritual, Físico e Emocional!. (Leia também meu Artigo chamado: Caminhos Para a Saúde Integral,onde desenvolvo, em detalhes, a minha tese supra citada).

Sendo que, o principal fator a ser desenvolvido é a Espiritualidade. Você estando em paz com Deus, com sua consciência e com os outros, você está feliz!!!

Os dois fatores restantes, vêm simultaneamente. Estilo de vida saudável, basicamente vegetariano, praticando exercícios físicos regulares (uma boa caminhada de 1 hora p.dia o suficiente), natação, hidroginástica etc.

Agindo, assim, você neutraliza a ação dos cortisóis (adrenalina e noradrenalina) que são os hormônios do estresse, que tanto estragos provocam no corpo, quando exagerados na corrente sanguínea).

Posso lhes dar o meu testemunho. A minha tese funciona mesmo!
Eu estou conseguindo atingir este nível de equilíbrio com luta de muitos anos!!!

Mas não se esqueça de colocar Deus em primeiro lugar em sua vida!!!. Se você fizer isto, colherá frutos maravilhosos e saudáveis em toda a sua existência!!!

Seja feliz, usando o que a natureza nos concede com tanto carinho!

==================================================================
(*)antoni bigcuore. Autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo. Seu livro se chama, A Saúde da Alma e do Corpo. Acesse seu link na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(sp.sp. 21.06.2009, às 7,29 hrs.,domingo.)
==================================================================