DICAS PARA PREVENIR O ESTRESSE E DEPRESSÃO

Antoni BigCuore Casagrande**

Data: 03/04/2009, alt. 09.02.2019

Local: São Paulo,Sp.,Brasil

________________________________________________________

(*) parte de meu Livro, A Saúde da Alma e do Corpo, páginas 14,15 e 16).Editora Orecado Ltda.,de São Paulo, Capital.(ano 2003).

________________________________________________________

“Dicas para Prevenção do Estresse e Depressão. Como dissemos anteriormente, o estresse pode se constituir num fator de desencadeamento da depressão. Por isso, seguem abaixo algumas “dicas” de como prevenir o estresse e a depressão:

1. Plano Espiritual: tenha uma religião cristã de sua preferência. É importantíssimo ter um Deus para crer e sem Ele a vida não tem sentido. Leia a Bíblia diariamente nem que for por uns cinco minutinhos, depois vá aumentando gradativamente. Faça orações diárias, pois a oração é o combustível da alma. Leia também livros com mensagens positivas que incentivam e elevam a auto-estima das pessoas.

2. Plano Físico: pratique exercícios físicos regularmente. Comece devagar e vá aumentando gradativamente. Sugerimos a caminhada diária. Em nossa opinião é uma das melhores práticas aeróbicas. A natação também é excelente. Tenha uma alimentação, basicamente, composta de frutas, verduras, legumes, carne branca, cereais integrais. Ingira diariamente vitaminas C e E.

3. Plano Emocional: repense seus valores. Sua visão de mundo, talvez, possa estar um tanto defasado. Pratique o bom humor e sorria, pelo menos, duas vezes ao dia, nem que for para se olhar no espelho e rir da própria cara! Está provado por pesquisas que o sorriso melhora nosso sistema imunológico.

Neutraliza a ação dos hormônios negativos, os chamados cortisóis, tipo adrenalina, por exemplo. O sorriso facilita a liberação do neurotransmissor chamado serotonina, o hormônio do bem estar. Cultive sempre boas amizades. Partilhe com amigos suas alegrias e suas tristezas. Procure, no geral, manter sempre uma conversa construtiva e agradável. Isto ajuda muito a fortalecer o lado emocional do ser humano.

Outras coisas muito importantes para melhorar a auto-imagem e a própria auto-estima são: dançar, aprender a tocar um instrumento musical, cantar (nem que for no banheiro), aprender língua estrangeira etc.

Elogiar também se constitui num excelente instrumento de bem estar, tanto para quem elogia como para quem recebe. Elogiar – claro – sempre de maneira sincera. O elogio gera ondas de energia positiva. Cria um clima agradável sobretudo no ambiente de trabalho. Enfim, munir-se de instrumentos positivos visando ao fortalecimento do aspecto emocional da personalidade.

Não tenha, portanto, receio de “colocar azeitona no pastel do outro”, pois a emoção positiva que ele irá sentir, voltará multiplicada para você mesmo. De certa forma, colhemos o que plantamos. Expressar nossos sentimentos, faz bem à alma e ao coração. É ganho certo na saúde.

Olho Clínico: Estes três fatores( espiritual, físico e emocional) harmoniosamente combinados, redundarão no equilíbrio homeostático da personalidade, ( vide mais detalhes no capítulo 8) ou seja, numa pessoa saudável sob todos os aspectos, enfim, num vencedor! ( a homeóstase é o equilíbrio fisiológico do organismo. Combinada com os fatores espiritual mais emocional redunda na tese que defendemos: chamada equilíbrio homeostático da personalidade. É um processo que tem seu ponto alto na idade madura, em média depois dos 45 anos de idade. É claro que varia de pessoa para pessoa.).

Alimentos que combatem a depressão: Em estudos recentes da Universidade de Kuopio, na Finlândia, tem demonstrado que boas doses de vitaminas do complexo B,( sobretudo as vitaminas B-06 e B-12) podem minorar as agruras provocadas pela depressão. Combinados com alimentos que contém ácido fólico. Para as futuras mamães, inclusive, os médicos receitam ácido fólico como preventivo a quaisquer deformações no futuro bebe.

Fontes naturais: Receita: 1 colher de sopa de grão de bico; 2 colheres de sopa de agrião; 2 colhes de sopa de espinafre cozido; 3 colheres de sopa de brócolis picados.

Todos os alimentos que contém vitaminas do complexo B e a E, e também o mineral Selenium também ajudam sensivelmente a combater o estresse e principalmente a depressão. Sobretudo a vitamina E, é uma excelente vitamina anti-oxidante, ou seja, evita o envelhecimento das células, combatendo os chamados radicais livres. E também combate o mau colesterol o chamado L.D.L.

Inclusive, em descobertas científicas mais ou menos recente, para a próstata, a vitamina E, sinergicamente combinada com o mineral Selenium, é excelente para a prevenção do câncer”.

______________________________________________________

(**)Autor é Escritor em S.Paulo,SP. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil- antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (03.04.2009, 6a.feira, às 16,40 hrs.(alt.09.02.2019)

________________________________________________________