Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CARNE VERMELHA E O CÂNCER


ANTONI BIGCUORE*


Gente amiga, fazendo minhas pesquisas na net, me deparei com a seguinte reportagem na Folha On Line, do dia 24.03.2009, 9,30 hrs., cuja manchete é: “Reduzir Carne Vermelha diminui mortalidade, indica pesquisa”.

Pela importância do assunto, transcrevo, na íntegra, a referida reportagem,assinada pelas repórteres, Julliane Silveira e Cláudia Collucci.

====================================================
“Um estudo divulgando hoje no “Jama” (revista da Associação Médica Americana),aponta relação entre o consumo de carne vermelha e carnes processadas e maior numero de mortes por câncer e problemas cardiovasculares. A pesquisa, uma das maiores já realizadas, analisou dados de 500 mil norte-americanos de 50 a 71 anos de idade.

“Em dez anos de acompanhamento, morreram 47.976 homens e 23.276 mulheres. Para os pesquisadores, 11% das mortes em homens e 16% das mortes em mulheres poderiam ser adiadas se houvesse redução do consumo de carne vermelha para 9 g do produto a cada 1.000 calorias ingeridas – o grupo que mais ingeriu carne vermelha (68 g a cada 1.000 calorias) foi o que apresentou maior incidência de morte.

“No caso das doenças cardiovasculares, a diminuição dos riscos chegaria a 21% nas mulheres se houvesse redução. “A carne processada tem mais sal e gordura saturada, o que aumenta a chance de doenças cardiovasculares”, diz Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração”.

“Para o cardiologista Marcos Knobel, coordenador da unidade coronária do hospital Albert Eistein, além da gordura da carne, o problema é o preparo e os outros alimentos que são somados à refeição. “Se a pessoa come um bife à milanesa ou um bife com ovo frito, já estourou de longe a cota de colesterol”.

“Além disso, ele alerta para os condimentos. “O sal aumenta o risco de hipertensão arterial sistêmica. Se a carne for processada, é pior porque, além do sódio, geralmente tem óleos para a conservação”.

Câncer

“Os riscos de câncer estão principalmente relacionados à forma de preparação de qualquer tipo de carne. Sabe-se que, durante o cozimento em altas temperaturas, são formadas aminas heterocíclicas, substâncias reconhecidamente cancerígenas. As maiores temperaturas são atingidas ao grelhar na chapa e frita com um pouco óleo o alimento. Por esse motivo, indica-se a preparação no forno ou em um cozido.

“O churrasco também traz perigo. Durante a preparação, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos , substancias também cancerígenas. “A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa”, afirma Fabio Gomes, nutricionista do Inca(Instituto Nacional de Câncer).

“Segundo o cirurgião oncológico Benedito Mauro Rossi, do Hospital A.C. Camargo, a relação entre consumo de carne e câncer esta muito estabelecida, inclusive no Brasil. A distribuição geográfica do câncer do intestino, por exemplo, mostra que no Rio Grande do Sul, a terra do churrasco, a incidência é de 28,5 por 100 mil habitantes.
“Outro mecanismo desencadeante de câncer seria o excesso de ferro no organismo, ocasionado pelo alto consumo de carne vermelha, importante fonte do mineral. Muito ferro pode causar danos oxidativos e agredir as células do intestino grosso, o que leva ao câncer.

“Já as carnes processadas, como linquiças, charque e hambúrgueres, são conservadas com nitritos e nitratos, substancias, que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam as chances de ocorrer um câncer no estômago e no intestino. A recomendação da OMS(Organização Mundial de Saúde) é de que a ingestão de carne (excluindo frango e peixe) não ultrapasse os 300 g por semana.

“Como a carne vermelha é boa fonte de ferro, é indicado aumentar o consumo de vegetais folhosos verde-escuros, também ricos no mineral”.(grifos meus).
====================================================
(*)Antoni BigCuore. Autor é  Escritor e especialista em Vida Saudável. ACESSE SEU BLOG BEM VIVER -http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável)(sp.sp. 27.03.2009, 6a.feira, às 13,23 hrs.)(alt.24/05/2013).
====================================================


FOLHA DE SÃO PAULO S.A.
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 27/03/2009
Reeditado em 24/05/2013
Código do texto: T1508924
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (955003 leituras)
87 áudios (67713 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/19 17:31)
ANTONI BIGCUORE