(Nutrição)-SUCO DA ALEGRIA E BOM HUMOR


ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*


Aprendi com uma amiga nutricionista e partilho com vocês, sobre uma receita maravilhosa, para a nossa saúde. Trata-se de uma mistura de ingredientes ricos em fibras, vitaminas e minerais, para aumentar o nível da serotonina no cérebro, evitando assim a depressão.

Os ingredientes são: aveia integral, germe de trigo, extrato de soja, semente de linhaça, quinoa real(*), semente de gergilim e castanha do pará.

Todos os ingredientes são encontrados em empresas de produtos naturais e em grandes mercados, nas gôndolas próprias de produtos naturais.

A minha dosagem é: (depois cada pessoa adapta-se a sua receita própria)

3 colheres(grande)(sopa) de aveia integral
1 colher (sopa) germe de trigo
1 colher pequena de semente de linhaça
1 colher pequena de semente de quinoa real
1 colher pequena de semente de gergilim
2 unidades de castanha do pará

Bater todos estes ingredientes no liquidificador até virar pó. (É imperativo que seja bem batido para misturar bem os componentes.)
Depois colocam-se 1 copo(200 ml) e meio de leite desnatado. Açúcar a gosto.(de preferência o açúcar mascavo que é mais saudável).(pode-se acrescentar também um iogurte desnatado,fica muito saboroso!).

Para quem quiser, pode-se também acrescentar um pedaço de mamão, uma banana e meia maçã. Batem-se no liquidificar(bem batido),daí resultando uma Vitamina maravilhosa. Assim, você melhora o nível de seus neurotransmissores no cérebro, resultando em mais disposição, mais alegria e bom humor.

É científico isto!. Eu estou tomando diariamente há mais de uma semana e posso lhes garantir que dá disposição sim. É lógico que naquelas pessoas que tem um estilo de vida saudável,(que faz exercícios físicos regularmente), os resultados serão maiores.
Depois de batido, se você perceber que está muito grosso, acrescente-se mais leito ou um pouco de água.

(*) Quinoa é uma sementinha originaria dos paises Andinos.(Bolívia principalmente).Contem 7 aminoácidos essenciais, ou seja, são aqueles que o nosso organismo não produz e que são ingeridos de fora para dentro através de alimentos.

(*) Antoni BigCuore. Autor é escritor em sp.sp. Acesse sua pagina na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore.(18.02.2009, 4a.feira, às 13,23 hrs.)