MORPHIA PARTE 68

O atributo da PERFEIÇÃO INFINITA DE DEUS

Ao falar da essência física de Deus, recolhemos o profundo e claríssimo raciocínio de Santo Tomás para nos dar bases suficientes para trafegarmos por caminhos já percorridos, e a partir daí, desenvolvermos como se dá o monoteísmo absoluto, dentro da classificação do Deus em morphe, portanto, é extremamente necessária essa introdução.

Deixaremos um pequeno, no entanto, necessária base bíblica e filosófica.

Vejamos uma breve introdução:

Os trinitarianos Tomistas cometem erros terríveis ao tentar explicar a Trindade, tudo começa por tratar Deus como se fosse um ser abstrato e não pessoal, no entanto para eles isso é necessário, já que se trouxerem uma identidade pessoal a Deus, não caberia as outras duas pessoas na própria essência divinal que é abstrata. Assim os pobres filósofos trinitarianos dizem que a distinção das pessoas das três pessoas da Trindade não causa composição no ser de Deus.

1º Erro:

Trata Deus como um ser abstrato.

Eles dizem, não é uma distinção absoluta na essência divina, porque se assim fosse seriam três substâncias que formam um todo divino (composição das substancias). Sendo assim, a distinção se dá por relação de origem em uma substância una e simplíssima. Ou seja, o filho é a substância toda, o pai a substância toda, e o Espírito a substância toda. O que diferencia um do outro é apenas a relação.

2º Erro:

Note que isso é um grande erro, os filósofos trinitarianos afirmam que não existem composição no ser divino (aqui eles erroneamente trabalham esse ser divino como abstrato, logo não identitário), no entanto, Deus não é um ser abstrato (erro 1), sua personalidade, racionalidade e divindade é uma coisa só, ele é o Pai de Jesus constituindo assim o segundo erro. (1 Co 8:6, Jo 17:3) 79 .

Note claramente que é feito uma cortina de fumaça, para que você não perceba que eles afirmam que apenas a essência divinal que não é mais de una, no entanto, esquecem que as pessoas da trindade em si não são uma.

Logo essa única essência é composta por pessoas no plural, assim, existem três racionalidades distintas mergulhadas na única essência divina pluripessoal.

Marcos Dias de Vargem Grande e MA 01 de março de 2017.
Enviado por pensador escriba em 25/04/2025
Código do texto: T8318167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.