Fé a energia ativa
Fé é a ativa confiança de que tudo contribui para o bem.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.( Hb 11:1). Este versículo faz parte da passagem onde o autor narra o princípio da fé e seus exemplos.
Fé ( אֱמוּנָה/ Emunah) no hebraico, e ( πίστη/ písti), no grego; nos dois idiomas está ligado a confiança, credibilidade, fidelidade e a capacidade de caminhar com Deus.
Muitos pregadores, professores e alguns líderes religiosos confundem fé, com positivismo, mas fé não é positivismo. Porque a fé é a viva capacidade de seguir firme fazendo a vontade do altíssimo.
Só pra citar alguns homens nobres da bíblia que praticaram fé. Noé na construção da arca, pois mesmo em meio a zombaria e a descrença alheia ele cumpriu sua missão. Abrão que atende o chamado do altíssimo e deixa o conforto de sua terra para ser benção para outras vidas.
Jó que mesmo em meio às dores física, e moral devido às perdas e as acusações de seus amigos, se manteve firme com o Pai. E Jesus O Cristo, que tendo a cruz pela frente seguiu firme fazendo a vontade do Pai, e salvou e salva vidas até hoje.
Então entendemos que fé não é algo abstrato, e sim, fé é como a energia que não vemos, mas ela movimenta toda a maquinaria e toda a eletrônica a nossa volta.
Fé é o vivo dom que Deus nos deu, para agir em confiança e fidelidade no amor para propiciar o bem estar e alegria às vidas que nos cercam. Fé nos capacita a orarmos para o próximo, mesmo quando nos falta força. Fé nos capacita a termos paz, para apascentar os aflitos em meio às nossas aflições.
Fé nos leva a cuidar da dor alheia, mesmo que a dor nos aflija também. Porque fé está ligada ao vivo fruto do Espírito que é o amor, pois a fé deve refletir o amor e a gratidão que temos por nosso Senhor e Mestre Jesus.
E findando o Cristão mesmo em meio às aflições, tristezas e dores ora com fé, não para que o Pai lhe livre de tudo isso, e sim para que o Espírito Santo o fortaleça e o capacite a vencer tudo, e mesmo e meio de tudo isso ser capaz de servir em amor e verdade. Eis o verdadeiro religare.
(Molivars)