Menos superstições mais amor
Menos superstições dualista e mais do praticar do amor.
Pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças;(1Tm 4:4). Este versículo faz parte da orientação que Paulo faz a igreja sobre a unilateralidade e seus excessos.
Na história da igreja sempre sugiram grupos que distorcem os ensinamentos do altíssimo. Uns para o ganho próprio outros por loucura própria. O certo é que devemos sempre estudar a palavra de Deus, e fazê-la sob uma exegese limpa de eitos tortos, preceitos distorcidos e de preconceitos.
Naquele tempo tinha um movimento que pensava e pregava que o mundo material era mal. E que por consequência o corpo físico era uma jaula má, que prendia a consciência e então tudo que o corpo queria era obra do mal.
Mas Paulo rebate isso com o dito acima. Que na realidade somos nós que fazemos bom ou mau uso de tudo no mundo. Pois quando usamos as coisas materiais para promover o bem para as vidas, tudo é bom, mas se o fizermos para alimentar o ego egoísta mesmo que pareça um ato religioso isto é ruim.
Ele orienta que devemos fazer tudo com ações de graças (בְּתוֹדָה/bētodåh/εὐχαριστία/Eucaristia), ou seja, tudo que tivemos em mãos seja alimento seja bens o usemos para o bem das vidas, e o façamos por gratidão ao altíssimo que tudo criou e nos deu graciosamente.
E essa gratidão deve ser refletida para o bem do próximo. Eis aqui o verdadeiro religare, pois o ato de gratidão e amor nos une a Cristo e ao Pai. Pense, medite e pratique.
(Molivars)