Ouvindo e fazendo a vontade do amor
Ouvindo a voz e a vontade do Pai.
E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.( João 3:14-15).
O versículo acima está intimamente ligado a passagem de, ( Num 21:1-10), onde o povo se vê perdido em sua escravidão interior da impaciência e da murmuração. E o altíssimo lhes envia as serpente para que entendesse que Ele os guiava.
E a salvação da morte veio através de um símbolo que os faria tirar sua atenção as coisas efêmeras e pusessem seus pensamentos e coração na obediência ao Pai. E aqui Jesus O Cristo representa a obediência máxima (Filipenses 2).
Em outro estudo atentamos para palavra levantar, aqui entenderemos a palavra, crer (לְהֶאֱמִין/lechemyin; πιστεύω/pisténo), que significa acreditar, mas não em nível abstrato ou supersticioso, e sim, num nível prático e atuante.
E o que Jesus O Cristo nos ensinou a praticarmos? Ele nos ensinou a sermos ativos na misericórdia, ativos no perdão, ativos no amor. Sempre fazendo para o próximo o bem e a benção que tanto queremos para nós.
Ou seja, tirar a nossa atenção que está voltada aos nossos desejos e vontades egoístas, e colocar as nossas ações ao altruísmo onde o respeito e o cuidado para com próximos se revela na vontade de Deus.
Pois isso é ser Cristão enquanto cópias de Cristo, e, é por isso que repetimos o versículo acima. Para lembrar do sacrifício amoroso que o filho do homem (בן אדם/ben adam), o fez, para que nos tornemos ( בן אלוהים/ben Elohim), filhos de Deus.
Sendo aquele que deixa de ouvir a serpente e dedica-se a ouvir a vontade de Deus, numa viva e amorosa voz de Jesus O Cristo.
(Molivars)