Amigo além da amizade
Amigo além da amizade. (II)
( amigo sem lista de condições).
Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida.(1Sm 18:3). Este versículo faz parte da narrativa de um exemplo de amigos, que vai além da amizade comum.
Nos versículos seguinte veremos Jonatas se despir das vestimentas de proteção. A primeira é a capa, (מְעִיל/meyil ), ou seja, de sua proteção exterior. Pois a capa protegia o corpo das intempéries, e nos soldados ela era mais robusta que lhe servia de proteção na batalha.
Tirar a capa também simbolizava apresentar-se sem restrições. Lembremos que o casal primevo ao se esconder de Deus usam uma espécie de avental, e Deus lhes faz uma capa.
Então aqui começamos a entender que o verdadeiro amigo, não traz um checklist para firmar uma amizade, somente o usurpador e o aproveitador o faz, porque sempre porá seu interesse a frente da amizade.
Jesus sendo Deus se limitou para se tornar nosso amigo. Ou seja, Ele deixou de lado seus poderes e veio até nós, e sem restrições, confraternizou e compartilhou sua vida conosco.
Ele chorou, Ele sorriu, Ele sentiu cansaço e angústia e teve dúvida, mas acima de tudo se manteve firme no amor e na obediência ao Pai. E o fez, para nos ensinar que é o nosso dever fazer o mesmo.
Ou seja, devemos ser amigos fazendo para o próximo o bem e as coisas boas que queremos que o outro nos faça. Pois aquele que se achega com desconfiança está a serviço de satanás.
Aquele que se achega buscando saciar seus interesses terá o mesmo fim com o mundo efêmero. Pois o amor está intimamente ligado a eternidade de Deus, porque Deus é amor, e o amor se dá gratuitamente, e confiança se deposita. Isso é ser Cristão, isso é ser amigos de Cristo.
(Molivars)