Circuncisão de coração.
Incircuncisos de coração, sem amor, sem perdão. (II).
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós. (Atos 7:51). Este versículo faz parte do discurso que Estevão fez antes de ser apedrejado.
Aqui vemos a frase dura cerviz, ou seja, de pescoço duro,(עֹ֫רֶף לֹא קָשָׁה,a/ochef lo qashar). Que é literalmente pescoço duro, mas corretamente aquele que segue sem ter a capacidade de olhar a sua volta, sem a capacidade de entender o que lhe cerca.
Aqui se destaca aquele tipo de pessoa que acha que a vida gira em torno dela , e que tudo e todos estão a seu serviço e que devem atender os seus desejos e prazeres. E mais, pessoas que acham que o mundo deve seguir aquilo o que ele segue, e quem não o faz é rejeitado e desprezado.
O triste é que hoje muitos de nós continuamos assim, cheios de religiosidade julgamos o próximo. Cheios de um orgulho espiritual, nós achamos melhores que outros. Cheios de idolatria com líderes, e preceitos tortuosos, julgamos a idolatria dos outros.
E fazendo isso, esquecemos de atentarmos para o que Jesus O Cristo (Yeshua Hamashiach ), nos ensinou, humildade de espírito, jamais julgar o próximo e sempre primar pelo misericórdia quero, ou seja, amar o próximo como Ele nos amou.
E para que isso aconteça se faz necessário aparar as arestas do preconceito, dos eitos errôneos e dos preceitos de uma religiosidade tortuosa que carregamos em nosso Interior desde o ventre da nossa mãe.
E somente o praticar do amor, e a viva oração ao Espírito Santo, pode fazer germinar e crescer o seu fruto em nós, numa viva transformação das obras da carne, para o fruto do Espírito.
Então busquemos a viva e transformadora e a circuncisão do prepúcio do egoísmo em nossos corações, para que sejamos realmente Cristão enquanto cópias de Cristo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)