Levando vida as vidas
O reino de Deus se move em proatividade para as vidas em amor.
Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. (Tiago 4:17). Este versículo finda o capítulo quatro da carta de Tiago.
Aqui trataremos do erro de comissão e da omissão. Muitos de nós esquecemos que existem dois gêneros de pecados; os pecados de comissão, e os pecados de omissão. Os pecados de comissão são aqueles que cometemos fazendo o mal ativamente direta ou indiretamente.
Exemplo: Quando acusamos ou difamamos alguém devido algo que ouvimos ou só vemos de soslaio, este é um erro indireto. Quando lesionamos alguém, roubamos, traímos ou causamos um prejuízo direto pecamos ativamente, porque agimos em detrimento às vidas.
Mas também existem os erros de omissão que são aqueles que cometemos abstendo-se de fazer o bem, quando podemos e sabemos que devemos e como fazê-lo. Estes pecados de omissão são os que mais cometemos, caso não nos mantivermos em vigilância constante, porque o cometemos sem perceber. E a maioria de nós não os conhecem, e quando conhecem, comete-o e o justifica, (Mat 25:24-30).
O altíssimo em toda bíblia sempre nos ensinou a proatividade, ou seja, criou tudo do nada e o fez estruturado. Por amor, e quando a maldade permeava o mundo orientou uma arca para a salvação; trouxe salvação para nação escolhida no Egito.
E num tempo certo enviou seu filho para que todo aquele que nEle crer seja salvo, para a vida eterna. E Jesus sempre nos ordenou a sermos proativo, (Mat 7:12; João 13:34-35).
Ou seja, o reino de Deus se alimenta na água viva, (υδωρ ζων/ydor zon;מַיִם חַיִּים/maym chayym), águas que fluem vivificando, purificando e levando ativamente vidas às vidas.(Apo 22:1: “E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.” ). Por isso o Cristão enquanto cópias de Cristo, leva e deseja vida em plenitude até para aqueles que lhes deseja ou lhe faz a maldade.
(Molivars).