A vida em proatividade do amor
A proatividade do amor onde bençãos gera benção.
Lc 16:31: "Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.(Lc 16:31; ler os versos 19-30).
Este versículo finda a parábola que na forma Drash (דרש), nos ensina sobre a frieza de coração, e a inércia do ser. Aqui nesta parábola Jesus nos ensina algo que rege todo universo material e imaterial, ou seja, a capacidade de devolver a energia que recebemos para o movimento da vida.
Aqui vemos que o rico era um ser inerte, mergulhado em seus desejos, prazeres e em si mesmo. Ele não ligava nem expulsava o pobre, mas também não o alimentava ou cuidava deste. Ele não xingou, não esbravejou contra o pobre, mas também não lhe deu ouvidos.
Este havia esquecido que umas das destinações dada às primícias era para atender as viúvas, os órfãos e os necessitados. E Jesus narra a parábola para lembrar o que o povo escolhido a muito havia esquecido.
Pois o Pai em toda a sua criação sempre pôs a proatividade em ação, ou seja, tudo no universo devolve a aquilo que recebe na mesma quantidade. Por exemplo: A terra recebe a energia do sol, e a devolve pro universo e assim se segue.
Porque aquele que retém uma hora explode, ou seja, causa a sua própria destruição, na forma da transformação em partículas. E mais, Deus sempre nos ensinou a sermos ativos, ser benção, fazer para o próximo o bem que queremos para nós, (Gen. 6:2-3; Mat 7:12).
E o rico da parábola agia como muitos de nós age ainda hoje. Não ligamos para necessidade alheia, e achamos que estamos com Deus quando os nossos desejos são saciados. Mas a função da igreja em suas lideranças tem o dever de servir, e jamais de vivenciar privilégios e comodidades.
Lembremos disso pois a parousia está próxima e no dia do juízo não iremos pra onde foi o rico e, sim, para o lago de fogo da segunda morte. Mas aquele que observar a proatividade do amor irá para vida eterna de Jesus O Cristo. Que cada um decida pra onde quer ir.
(Molivars)