Porque Jesus chorou.
Porque Jesus chorou; um estudo na forma sod.
E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão.(Lc 22:44).
O versículo acima nos mostra a profunda tristeza de Jesus. Em toda Brit hadasha vemos Jesus chorar quatro vezes, (Luc 19:41; João 11: 35-36; Hb 5:7), com exceção da menção de hebreus, todas foram devido a ignorância e o não entendimento humano, sobre o que realmente é a vida.
Em cada momento Ele expressou seu lamento de maneira diferente; em Lucas (κλαίω/klaío;וַיֵּבְךְ/vayevëch), que é um lamento de profunda dor. Em João,(δακρύω/dakrýo;הֵבִיךְ/hevich), que está ligado a um lacrimejar devido a um constrangimento de ter que fazer algo contra a sua compreensão.
Em hebreus (κραυγή/ kravgí;וּבִדְמָעוֹת/uvidëmåot), que são advinda de um grito de súplica por misericórdia. E por fim o versículo acima (λύπη/lýpi;מִיָּגוֹן,a/myågon), que está ligado a uma profunda agonia, devido a ignorância e o uso errado de seu nome nos tempos futuros.
Por isso Jesus não está triste por medo da cruz, e sim pelo que viria após a obra da cruz. Jesus sabia que muitos distorceria os seus ensinamentos e que muitos seriam mortos em seu nome, porque o ser humano não havia entendido que esta existência é só o início da vida humana.
E hoje milhares de anos depois quando olhamos a história vemos de fato que a maioria dos seres humanos ainda não entendeu o que é ser Cristão, pois muitos caminham numa cega religiosidade.
Outros transformaram os ensinamentos de Cristo numa teologia de troca onde o Pai, se torna servo. Outros ainda vivem buscando bençãos invés de ser benção. E assim seguimos mergulhados em nosso egoísmo, desprezando os necessitados.
Reclamamos de tudo que temos, pois para o ego ambicioso não há contentamento. Nós achamos salvos e mais importante que o próximo, julgamos e condenamos, buscamos vingança e queremos ser servido com privilégios.
Quando na realidade Cristã nós deveríamos cuidar, amar, perdoar e socorrer os pequeninos sem distinção ou preconceito, pois o reino de Deus é feito de quem nega o si mesmo e serve em amor e verdade.
(Molivars)