O evangelho de Cristo está acima da filosofia humana

O evangelho do amor está acima das filosofias humana.

Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.(Rom 1:17).

O versículo acima como o anterior trata de ensinar o Evangelho da Salvação sem se deter ou envergonhar-se. Aqui tem vários assuntos a serem tratados, mas nós nos ateremos na fé da salvação.

Nos idiomas originais são (σωτηρία/ soteria; תְּשׁוּעוֹת/tëshuåh). Que está ligado a volta para uma vida onde as vida se revelam plenamente, no amor, na misericórdia e na qualidade da vida primeva perdida na desobediência.

Aqui não trataremos do pano de fundo, e sim do que construiu este cenário. Num tempo a filosofia especulativa e natural tratou de tentar explicar a célula mater do mundo natural. Mas com o tempo veio a decadência humana advinda dos tiranos que em guerras tornaram as vidas oprimida escravizadas e sem esperança.

A filosofia se tornou então prática e numa busca moral buscava trazer alento às almas. Nesse tempo a filosofia tratava de curar o ser humano de seus amados, mas perniciosos vícios. Porque seja, em meios a pobres ou nos poderosos às almas eram corroídas, pela desgraça de sua decadência.

E como vemos a filosofia comum sempre tratou parcialmente do problema humano, e no meio disso vem Paulo com o anúncio do Evangelho da fé, que salva o ser humano por inteiro; salva da enfermidade física (Mat 9:21-22), não apontava para um mundo abstrato, e sim no aqui e agora.

Salvação nos perigos, pois não tratava de isolar dos perigos ou ameaças, e sim de capacitar o ser humano a vencer os perigos e de ter bom ânimo ante as ameaças, (Mat 8:25-27). A salvação que o libertava da corruptibilidade, que os leva a morte mesmo que em vida, pois o peso da religiosidade ou do poder lhes oprimiam, (Mat 11:28-29).

Salvação que lhes trazia a paz, mas a paz ativa que mesmo em meio da turbulência da guerra a sua alma fica em paz, (João 14:37-30; 16:33). E a fé, ou seja, a fidelidade no praticar do Evangelho do amor, que os livrava da morte eterna, pois Jesus afirmou isso em ,(Mat 16:18; Apo 20).

Eis o evangelho no qual não há vergonha, pois anuncia e mostra o caminho para vida, mesmo que tudo a nossa volta gritem notícias sobre a morte. Pois o evangelho de Cristo vai além das filosofias humana, porque trata a vida com o princípio fundamental que é, O Amor. Venham!

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 30/11/2024
Código do texto: T8208589
Classificação de conteúdo: seguro