Cuidemos para não tropeçar no orgulho espiritual

Cuidemos para não tropeçar no orgulho espiritual.

Estas são as águas de Meribá, porque ali os filhos de Israel contenderam com o Senhor, que neles se santificou.(Num 20:13;ler os vers.7-13).

O versículo acima finda a passagem das águas de meribá (מְרִיבָה/ mëryvåh), lugar de luta, desavença e tristeza. Aqui Moisés comete o erro da desobediência. Hoje estudaremos o ensinamento na forma sod desta passagem.

Muitos de nós acham que jamais cometerão este erro, mas isso é um engano, pois quanto mais trabalhamos com a transformação interior veremos que há níveis diferentes de transformação.

Quando iniciamos o trabalho interior a transformação se dá no nível da carne que a parte dos desejos, reações e instinto animal. Com o tempo a perseverança e a ajuda do Espírito Santo começamos a transformação do ego, ou seja, da nossa alma, psique morada dos sentimentos e vícios e emoções.

E com passar do tempo chegaremos na parte espiritual onde podemos tropeçar, (παραπάτημα/ parapátima), no orgulho espiritual. E, é aqui que muitos líderes, ministros, discípulos e membros podem sair do caminho de Deus, ou seja, errar o alvo, (αμαρτία/amartía), comumente traduzido como pecado.

Jesus nos alertou sobre isso em : Mat 5:3: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." E também na advertência a Pedro (Mat 26:33-35). Eis o porquê de estarmos sempre e auto observação e em oração pedindo ajuda ao Espírito Santo, para transformar nossos defeitos em qualidades e para aprimorar as nossas qualidades.

Porque todo defeito pode ser transformado em qualidade e toda qualidade pode ser aprimorada na presença do Espírito. Lembrando que se não houver transformação ficaremos fora do reino, como o povo desobediente quedou fora da terra prometida.

Cabe a cada um ler aprender e entender, pois no dia do juízo nada será perguntado somente seremos separados.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 29/11/2024
Código do texto: T8207866
Classificação de conteúdo: seguro