Hipocrisia o caminho para segunda morte
Hipocrisia, o caminho para segunda morte.
Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. (Mat 23:13, ler até vs 37).
O versículo acima cita o primeiro dos sete ais que Jesus pronúncia diante do descaso e da hipocrisia dos ortodoxos diante do sofrimento e da necessidade do povo na época. E aqui vemos destacar duas palavras.
A primeira é (οὐαί/ouaí; הוֹי/hoy), que a tradução é difícil pois está ligado a um pesar, uma tristeza que deverá ser seguida da justiça, mas a justiça de Deus. A segunda no grego é (ὑποκριτής/ypokritís), hipócrita, aquele que vive a representar como um ator, escondendo o que realmente sente em seu coração.
Já no hebraico a palavra usada para hipócrita é (הַחֲנֵפִים/hachanefym), que está ligado a bajuladores, que significa aquele que serve e trata bem somente aquele que lhe interessa, e sempre o faz visando a sua própria ganância e desejos.
O profeta Isaías já havia transmitido os ais, ( Isaías 5:1-24) , de Deus para os de Judá devido ao desvio do serviço e da verdadeira adoração a Deus. Onde as primícias e as ofertas que deveriam suprir as necessidades dos levitas, dos sacerdote, das viúvas, dos órfãos e dos necessitados . E isso não estava acontecendo.
Ou seja, a nação que deveria cuidar das vidas, zelar, ouvir, socorrer, guiar e amparar o necessitados com sua primícias. Agora vivia para saciar seus prazeres egoístas e o fazia à custa do suor dos necessitados, e quando lhe davam algo era as migalhas que caía da mesa.
O triste é que hoje a igreja em sua maioria ainda age assim. E cabe entender Jesus não emitiu os ais de tristeza, diante da mulher adúltera, do ladrão ou do traidor, mas daqueles que agiam hipocritamente Ele o fez. Porque para estes só resta a segunda morte no dia do juízo .
Por isso o profeta e Jesus deixou registrado os ais, para que haja arrependimento e possamos herdar a vida eterna.
(Molivars)