O bom pastor
O bom e verdadeiro pastor.
Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11).
Em outro estudo nos atentamos para a vida que o Pastor dá em prol das ovelhas, aqui trataremos do caráter propriamente dito do bom pastor.
No hebraico (הָרֹעֶה הַטּוֹב/håroer hatov). A palavra pastor no hebraico nos remete a ser companheiro, amigo, guia, aquele que ouve, cuida e aconselha, mas a mesma palavra pode ser usada para significar o malvado, aquele que abusa do que está sob seus cuidados.
O verdadeiro pastor ele não cobra autoridade, ele não usa as ovelhas para seu próprio interesse. O verdadeiro pastor doa sua vida para cuidar e arrebanhar às ovelhas perdidas.
Ou seja, ele dá a vida em prol das ovelhas que estão sob seus cuidados, (נַפְשׁוֹ/nafësho;ψυχή/psychí), as palavras em ambos os idiomas originais bíblico, estão relacionadas ao ego egoísta. Ou seja, aquele que almeja alguma liderança em Cristo, deve ter em mente que sua vida egoísta terá que ser relegada.
E Jesus nos mostrou isso no seu vivo ministério, e o fez para que servisse de exemplo para todo e qualquer líder Cristão. Faz bem lembrar que Jesus jamais reclamou das ovelhas. Ele cuidou zelou, buscou e resgatou as ovelhas perdidas nas suas próprias cegueiras.
E na obra da cruz Ele deixou gravado que a vida Cristã tem como glória o serviço da misericórdia em amor e verdade. Eis aqui o maior dos mistérios de Deus enquanto ministério de vida.
Cabe a cada um se auto avaliar, Sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de seus corações.
(Molivars)